.: Histórico Cronológico :.

Antiguidade:
As primeiras civilizações intentam codificar os alimentos.

Começo do século XIX:
Inventa-se a conserva em lata.

Meados do século XIX:
Exportam-se as primeiras bananas dos trópicos à Europa.

Século XIX:
. Aprovam-se as primeiras leis alimentares de caráter geral e se estabelecem organismos fiscalizadores;
. A química dos alimentos adquire credibilidade e se planejam os primeiros métodos para se avaliar adulteração de alimentos.

Final do século XIX:
Austrália e Nova Zelândia exportam ao Reino Unido carne congelada, inaugurando uma nova fase de transportes de alimentos em longas distâncias.

Começo do século XX:
Associações afins tentam facilitar o comércio de alimentos através de adoção de normas harmonizadas.

1903:
A Federação Internacional de Leite (FIL) elabora norma internacional para leite e produtos lácteos. Mais adiante a FIL desempenhará importante função catalisadora na concepção da comissão do Codex Alimentarius.

1945:
Cria-se a FAO com funções que abarcam a nutrição e normas alimentares internacionais correspondentes.

1948:
Cria-se a OMS com funções que abarcam a saúde humana e, em particular, estabelecer normas alimentares.

1949:
Argentina propõem um código alimentar para a América Latina, o Código Latinoamericano de Alimentos.

1950:
Iniciam-se as reuniões conjuntas FAO/OMS com especialistas em nutrição, aditivos alimentares e esferas afins.

1953:
O principal organismo da OMS, a Assembléia Mundial de Saúde, declara que a utilização cada vez maior de substâncias químicas na indústria alimentícia, representa um novo problema à saúde pública, portanto se faz necessário maior atenção ao tema.

1954-1958:
Áustria promove intensamente a criação de um código alimentar regional, o Codex Alimentarius Europaeus.

1960:
A primeira Conferência Regional da FAO para a Europa ratifica a conveniência de um acordo internacional - distinto dos regionais - sobre normas alimentares mínimas.

1961:
Com o apoio da OMS, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Conselho do Codex Alimentarius Europaeus estabelece o Codex Alimentarius e decide criar um programa internacional sobre normas alimentares.

1962:
A Conferência Conjunto FAO/OMS sobre Normas Alimentares solicita a Comissão do Codex Alimentarius que aplique um programa conjunto FAO/OMS sobre normas alimentares e cria o Codex Alimentarius.

1963:
Reconhecendo a importância do papel da OMS em todos os aspectos da alimentação relacionados com a saúde e tendo em conta a função de estabelecer normas alimentares, a Assembléia Mundial de Saúde aprova o estabelecimento do Programa Conjunto FAO/OMS sobre Normas Alimentares e aprova o estatuto da comissão do Codex Alimentarius.