.: Cerflor: Reconhecimento Internacional do Cerflor:.

O Inmetro submeteu o pedido de avaliação do Cerflor ao Conselho do PEFC, pela primeira vez, em outubro de 2004 para obter seu reconhecimento internacional. Após todo o processo de avaliação do Programa Brasileiro por auditores independentes da ITS Global, da Austrália, consulta pública as partes interessadas, da documentação do Cerflor no website do PEFC [http://www.pefc.org], o Comitê Diretor do PEFC recomendou aos países membros do Programa o reconhecimento do sistema de certificação florestal do Brasil. O resultado da votação do reconhecimento do Cerflor foi anunciado na 9ª Assembleia Geral do PEFC realizada em Bruxelas, no dia 28 de outubro de 2005 por um período de 05 anos.

Em janeiro de 2010, o Cerflor submeteu novamente sua documentação ao Conselho do PEFC com vistas a iniciar o processo de reavaliação internacional. O processo de avaliação foi realizado pelos avaliadores internacionais da Indufor Oy, da Finlândia, tendo obtido êxito na manutenção do reconhecimento por novo período de 5 anos, até março de 2016.

Os reconhecimentos dos sistemas nacionais de certificação são reavaliados a cada 05 anos, e devem ser mantidos durante todo o período. Podem ocorrer avaliações extraordinárias sempre que o Conselho do PEFC julgar necessário, como por exemplo, quando houver revisões dos procedimentos dos esquemas nacionais com alterações significativas, ou quando as regras do PEFC forem revisadas ou novas regras aprovadas pelo Conselho do PEFC. Independentemente da existência de avaliações extraordinárias, os sistemas nacionais devem ser reavaliados na íntegra ao final de cada 05 anos.

Com a obtenção do reconhecimento internacional do Cerflor pelo PEFC, o Inmetro passa a ser a Secretaria Nacional do maior fórum de programas nacionais de certificação de manejo florestal no Brasil, representando assim o PEFC no país.

O PEFC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1999 com o objetivo de promover a sustentabilidade do manejo florestal realizada por meio da certificação de terceira parte. É uma organização que atua em nível global na avaliação e reconhecimento dos esquemas de certificação florestal nacionais. Atualmente, o PEFC tem 37 membros representantes de programas nacionais de certificação florestal, sendo que desses, 34 já foram submetidos a um rigoroso processo de avaliação e possuem seu reconhecimento. Esses esquemas nacionais reconhecidos cobrem uma área de mais de 250 milhões de hectares de florestas certificadas, distribuídos entre mais de 750 mil proprietários florestais, produzindo milhões de toneladas de madeira certificadas com a marca PEFC, possuindo mais de 15 mil certificados de Cadeia de Custódia no mundo.

Resumo da Estratégia PEFC 2013-2016

O PEFC tem um papel importante na promoção das melhores práticas florestais, com consideração específica para o papel de propriedades pequenas, familiares e comunitárias. Abordagem bottom-up do PEFC para a certificação florestal é considerada bem adaptado para ter um impacto positivo na base e para melhor apoiar as pessoas na gestão de florestas de forma sustentável.

A estratégia anterior (2007-2012) teve foco no crescimento para garantir o sólido estabelecimento, legitimidade e aceitação do PEFC no mercado. Essa legitimidade está agora firmemente estabelecida e o PEFC agrega valor aos stakeholders.

Pensando nos próximos cinco anos, o PEFC se esforça para fortalecer ainda mais a sua contribuição positiva para a preservação dos recursos florestais do mundo, especialmente por meio de uma melhor utilização da natureza descentralizada da organização.

O PEFC irá fazê-lo por meio da:

  • Promoção da relevância de suas normas para questões e actividades existentes e emergentes que impactam o manejo florestal por meio do desenvolvimento contínuo e projetos orientados;
  • Aumentoda conscientização e conhecimento das atividades do PEFC entre as partes interessadas e usuários para melhor equipá-los para fornecer informações precisas e completas sobre PEFC, manejo florestal sustentável e sua certificação; e
  • Racionalização de processos e atividades para tornar-se mais eficiente e eficaz no seu trabalho, tanto como uma associação de organizações independentes e de sua rede de apoio; e dentro da Secretaria.

Ao atingir estes objetivos, o PEFC continuará a avançar a sua missão e fortalecer a gestão florestal sustentável.

O documento “PEFC Strategy 2013-2016 Summary – Becoming the Partner of Choice” pode ser acessado em http://pefc.org/images/documents/Strategic_Summary.pdf