.: Cerflor: Notícias :.

Revisão de Normas Brasileiras sobre Manejo Florestal

Atendendo as Boas Práticas de Normalização internacionalmente reconhecidas, a Comissão de Estudo Especial Temporária de Manejo Florestal da  ABNT, iniciou o processo de revisão das Normas Brasileiras sobre o Manejo de Florestas Plantadas, cuja experiência de aplicação completa 05 anos. A Comissão é coordenada pela ABNT junto aos vários segmentos da sociedade envolvidos com o tema.

Através do Edital Nº 08:2007 os Projetos de Norma abaixo entraram em consulta nacional e podem ser obtidos na íntegra para visualização e votação, no endereço www.abntnet.com.br/consultanacional buscando em (07) ABNT/CEET COMISSÃO DE ESTUDO ESPECIAL TEMPORÁRIA.

ABNT/CEET-00:001.39-Comissão de Estudo Especial Temporária de Manejo Florestal

    Prazo-limite de votação
ABNT NBR 14789 Manejo Florestal – Princípios, Critérios e Indicadores para Plantações Florestais 08/10/2007
ABNT NBR 14790 Manejo Florestal – Cadeia de Custódia 15/10/2007


Certificação Florestal Cerflor na Amazônia

O Relatório Sumário do processo de Certificação do Manejo Florestal pelo Programa Brasileiro de Certificação Florestal - CERFLOR, da Indústria de Madeiras Manoa Ltda, localizada em Cujubim, Estado de Rondônia está disponível no site do Tecpar www.tecpar.br/cert. É possível comentar sobre o processo de auditoria do manejo florestal da Manoa, baixando e preenchendo o questionário disponível também no site do Tecpar. Todos os comentários serão analisados pela equipe auditora.

A Manoa maneja 73.000 hectares de florestas nativas na região para produzir madeira serrada, lâminas torneadas e faqueadas e pisos sólidos, principalmente das espécies tauari, mandioqueira, angelim, cedro vermelho, muiracatiara, pinho cuiabano e cumaru.

Cerflor no Biofach

O Programa de Certificação Florestal foi apresentado em palestra do Inmetro, dia 18, durante a Biofach América Latina, evento do setor orgânico realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro.

PEFC reconhece Cerflor

O Brasil acaba de obter o reconhecimento internacional do Programa Brasileiro de Certificação de Manejo Florestal - Cerflor. O fato ocorreu durante a 9ª Reunião Plenária do PEFC - Program for the Endorsement of Forest Certification, realizada em Bruxelas, no dia 28/10/2005, em que o Inmetro foi representado pelo diretor da Qualidade, Alfredo Lobo.

Brasil obtém reconhecimento internacional do Programa Brasileiro de Certificação de Manejo de Florestas

Representado pelo diretor da área da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, o Brasil obteve o reconhecimento internacional do Programa Brasileiro de Certificação de Manejo de Florestas - Cerflor, durante a 9ª Reunião Plenária do PEFC - Program for the Endorsement of Forest Certification, maior fórum de programas nacionais de certificação de manejo florestal.

Na mídia francesa

O programa brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor), conduzido pelo Inmetro, é o tema da entrevista do técnico Cláudio de Souza, publicada na revista francesa Bois Meg, de novembro de 2004.

Cerflor - Inmetro

Inmetro participou da " 8ª Assembléia Geral do PEFCC - Program for the Endorsement of Forest Certification Council " que aconteceu no Chile.

Reconhecimento ambiental

Em carta encaminhada ao ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral, o presidente da Bracelpa, Osmar Zogbi, parabenizou o Inmetro pelo lançamento do Cerflor, um certificado genuinamente nacional que permitirá um aumento significativo nas áreas florestais certificadas do país.

Certificação florestal

No lançamento do Programa Nacional de Certificação de Origem Florestal (Cerflor), no último dia 22, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, disse que a certificação "será como um carimbo de qualidade" para os produtos brasileiros do setor. As certificações serão feitas por entidades credenciadas pelo Inmetro.

Cerflor / Inmetro submetido ao PEFCC - Program For The Endorsement Of Forest Certification Council na Busca do Reconhecimento Internacional

Estão disponibilizados no site do PEFC a documentação do Programa Brasileiro de Certificação Florestal - Cerflor submetida ao processo de avaliação por aquele organismo, para seu reconhecimento internacional, no seguinte endereço: http://www.pefc.org/internet/html/members_schemes/4_1120_59.htm

Cerflor - 4º Curso de Formação de Auditores Florestais nas Normas Nacionais de Manejo Florestal
Xerém - Inmetro / Duque de Caxias - 22 a 26 de Novembro

A SBS, ABIMCI, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e o Inmetro, com o apoio da International Tropical Timber Organization - ITTO e da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE realizarão o 4º Curso de Formação de Auditores Florestais.

O objetivo do curso é formar profissionais aptos a atuar como auditores segundo as normas brasileiras de manejo florestal publicadas pela ABNT e que integram o Cerflor dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. O curso será realizado nos dias 22 a 26 de novembro, no Inmetro - Xerém em Duque de Caxias / RJ.

As vagas são limitadas e as inscrições estão sendo feitas pela Sociedade Brasileira de Silvicultura - SBS, faça sua reserva pelo telefone (11) 3719-1771 ou e-mail: sbs@sbs.org.br.

Cerflor - Inmetro participará na 8ª Assembléia Geral do PEFCC - Program for the Endorsement of Forest Certification Council

O Diretor da Dconf, a Secretaria-Executiva do Cerflor e a Coordenação de Acreditação do Inmetro participarão na 8ª Assembléia Geral do PEFCC que se realizará no dia 29 de outubro de 2004, em Santiago, Chile, representando o Cerflor. Um dos temas a serem discutidos será a aprovação da Norma sobre Cadeia de Custódia dentre outros.

Cerflor - Visita do representante do PEFCC - Program for the Endorsement of Forest Certification Promotion na Ásia

O Sr. Haruyoshi Takeuchi gerente do escritório do PEFC na Ásia participou de encontro com representantes do Programa Brasileiro de Certificação Florestal – Cerflor e empresários do Setor Florestal no dia 27/10/04, na sede da Sociedade Brasileira de Silvicultura - SBS. Na oportunidade o Sr Takeuchi mostrou as atividades do PEFC Asia Promotions e o Mercado Japonês na área florestal.

II Seminário Sobre os Padrões Nacionais para Manejo Sustentável de Florestas Nativas

A Sociedade Brasileira De Silvicultura - SBS, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente - ABIMCI, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal - FNABF e o Inmetro, com o apoio da International Tropical Timber Organization - ITTO estarão realizando o "II Seminário sobre os Padrões Nacionais para Manejo Sustentável de Florestas Nativas", o evento acontece no Auditório Tatersal do Centro de Exposições Acrinorte em Sinop - MT (Rodovia BR 163 Km 827 - Setor Industrial), no dia 15 de setembro de 2004, a partir das 13h30min, durante o PROMADEIRA 2004 - Feira da Madeira, Móveis, Máquinas e Equipamentos.

Cerflor - Novo Curso de Auditor Florestal em Brasília -DF

Dando continuidade ao projeto apoiado pela International Tropical Timber Organization - ITTO, a SBS, ABIMCI, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e o Inmetro estará sendo realizado, entre os dias 02 a 06 de agosto de 2004, Curso de Formação de Auditores Florestais. O curso ocorrerá no Sebrae - DF.

Cerflor - Curso de Auditor Florestal em Belém - PA

A SBS, ABIMCI, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e o Inmetro, com o apoio da International Tropical Timber Organization - ITTO estarão realizando, entre os dias 28 de Junho a 02 de Julho, Curso de Formação de Auditores Florestais. O curso acontece na FIEPA - Federação das Indústrias do Estado do Pará em Belém - PA.

O objetivo dos cursos é formar profissionais aptos a atuar como auditores segundo as normas brasileiras de manejo florestal - florestas nativas e plantadas, publicadas pela ABNT (NBR 15789 e NBR 14789, respectivamente).Ocorrerão mais dois cursos: 02 a 06 de agosto em Brasília / DF e 23 a 27 de agosto em Cuiabá / MT.

Norma de Manejo de Florestas Nativas

A norma brasileira NBR 15789 – Manejo Florestal – Princípios, Critérios e Indicadores para Florestas Nativas será publicada no Boletim da ABNT e estará disponível para aquisição a partir da primeira quinzena de abril. Após diversos Workshop pelo país (Acre, Mato Grosso, Amazonas e Pará) o projeto foi colocado em Consulta Pública e recebeu várias contribuições, as quais foram incorporadas à norma. Mais informações no site www.abnt.org.br.

PEFC - Com novo nome e se associando ao IAF

Devido à globalização do Pan European Forest Certification - PEFC, onde estão integrados programas de países além da Europa como Canadá, Austrália, EUA, Malásia, Brasil, Chile, etc., foi aprovado, na sua 7a Assembléia Geral (Luxemburgo, 31/10/03), a alteração de seu nome, passando a ser denominando "Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes - PEFCC".

Além dessa mudança de área de atuação, o PEFC está solicitando ao "International Accreditation Forum - IAF" sua filiação, como membro associado.

Projeto de norma de Manejo Florestal

Após 03 meses de Consulta Pública (Edital nº11, de 28/11/2003) a Comissão de Estudos Especial Temporária de Manejo Florestal, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT se reúne em 16/03/04 para análise dos votos recebidos ao projeto de norma de Manejo Florestal - Princípios, Critérios e Indicadores para Florestas Nativas (00:001.39-006). Depois da análise das sugestões recebidas, o projeto de norma deverá ser publicado e disponibilizado à sociedade pela ABNT, no primeiro trimestre do ano de 2004.

Inmetro participará na 7a Assembléia Geral do PEFCC

O Diretor da Dconf participará na 7a Assembléia Geral do PEFCC - Pan European Forest Certification Council que se realizará no dia 31 de outubro de 2003, em Luxemburgo, representando o Cerflor. Um dos temas a serem discutidos será a mudança do nome do PEFC com o intuito de refletir seu âmbito de aplicação, deixando de ser somente europeu para ser mundial.

Visita do Conselho Pan Europeu de Certificação Florestal

Presidente e Secretário Geral do Conselho Pan Europeu de Certificação Florestal (PEFCC), Mr Henri Plauche Gillon e Mr Benjamin Gunneberg visitam o Brasil e Chile para conhecer os sistemas de certificação florestal dos dois Países da América do Sul filiados, em outubro de 2002, ao PEFCC. A visita se realizará de 06 a 09 de setembro próximo e representa para o Cerflor - Programa Brasileiro de Certificação Florestal o início dos trabalhos de reconhecimento internacional do programa brasileiro.


Aprovado RAC para Cadeia de Custódia

O Cerflor - Programa de Certificação Florestal disponibiliza o Regulamento de Avaliação da Conformidade para Cadeia de Custódia para Produtos de Origem Florestal, publicado no DOU de 30/05/2003 pela Portaria N°93, de 28/05/03.

A obtenção da certificação de cadeia de custódia para produtos de origem florestal, em conformidade com a NBR 14790 e com o RAC, tem como objetivo indicar que os esses produtos são oriundos de Unidades de Manejo Florestal certificadas conforme a NBR 14789, e permitirá o uso da marca do Cerflor.


Credenciado o 1º OCF do Cerflor

O Cerflor - Programa de Certificação Florestal já conta com seu primeiro Organismo de Certificação credenciado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro.

O BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda recebeu a decisão do Inmetro do seu credenciamento como Organismo de Certificação Credenciado para Manejo de Florestas, no dia 26 de maio, estando em fase de formalização do seu contrato.