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Inmetro realiza o I Encontro de Comunicação com a RBMLQ-I

Execução do Hino Nacional na abertura do Encontro

O presidente João Jornada disse que considera a Comunicação uma ferramenta estratégica para o cumprimento da missão do Inmetro de servir à sociedade brasileira e citou a passagem bíblica da construção da Torre de Babel como uma metáfora para falar do poder da Comunicação."A Rede é parte do Inmetro e deve haver uma conexão cada vez maior entre o Instituto e os Ipem. A Comunicação é um processo básico de qualquer sistema social e um mecanismo permanente de conexão. A idéia é que esse Encontro abra um canal de mão dupla visando ao objetivo comum de se comunicar com nosso principal stakeholder: a sociedade, cada vez mais complexa e evoluída", disse.

Jornada abrindo o I Encontro de Comunicação Social do Inmetro com a RBMLQ-I

O assessor especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) Jorge Duarte apresentou a rotina criada para integrar as ações dos ministérios e falou do papel de atividade meio que a Secom desempenha. "Somos uma grande prestadora de serviços, uma disseminadora das melhores práticas em Comunicação", disse. Duarte citou materiais de apoio que a Secom tem à disposição para auxiliar o trabalho das assessorias de Comunicação do Governo, como um vídeo de media training com dicas e recomendações de jornalistas famosos.

Jorge Duarte, Assessor Especial da Secom apresenta as atividades da secretária

Jorge Duarte convidou o Inmetro e os assessores da Rede a participarem do I Fórum de Comunicadores do Governo, que será realizado nos dias 1 e 2 de julho no Rio de Janeiro. E deixou uma dica: "Não entregue à grande imprensa a responsabilidade de se comunicar com seus públicos. Invistam em mídias próprias e criem estratégias de manutenção para cada uma delas", concluiu, anunciando que o Governo Federal terá em breve um novo portal e um blog, com vídeos e áudio.

Jorge Duarte convidou os participantes a participarem do I Fórum de Comunicadores do Governo

Jocimar Nastari, assessor de Comunicação Social do MDIC, mostrou a estrutura do ministério e fez uma analogia com a Espanha para falar do funcionamento dos órgãos vinculados: "Eles são independentes, autônomos, mas alinhados à mesma política e falam a mesma linguagem". Para manter uma relação integrada com cada órgão que forma o Sistema MDIC (BNDES, Suframa, INPI, Inmetro, Apex Brasil e ABDI), Jocimar disse que são realizadas reuniões periódicas com os assessores e citou como "cases" de sucesso de integração na área de Comunicação o lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo, em 2008 (MDIC/BNDES/ABDI); a divulgação da Feira Internacional da Amazônia, em 2007 (MDIC/Suframa); e o gerenciamento da crise de repercussão internacional envolvendo a qualidade dos brinquedos importados da China, em 2007 (MDIC/Inmetro).

Jocimar Nastari, assessor de Comunicação Social do MDIC

Comunicação estratégica
O professor Carlos Henrique Parente, autor do livro "Obrigado, Van Gogh", ministrou a palestra A Comunicação no Mundo Corporativo. Parente fez uma análise do cenário contemporâneo que envolve as corporações - como a tolerância zero a erros e omissões; a cobrança da sociedade em relação à ética e à transparência; o surgimento de novos meios de comunicação, como blogs; a velocidade de propagação da informação e a conseqüente perda de controle sobre ela; e falou da necessidade de se fazer uma comunicação clara, direta, planejada e estratégica.

Palestra de Carlos Henrique Parente, autor do livro "Obrigado, Van Gogh'

Harmonização da comunicação entre o MDIC e a RBMLQ-I
O Chefe da Divisão de Comunicação Social do Inmetro (Dicom), Afonso Ribeiro; Omer Pohlmann Filho, coordenador da RBMLQ-I; e Antonio Carlos de Faria, diretor da CDN - Companhia de Notícias -, empresa que atende ao Inmetro há cinco meses, apresentaram a Mesa Redonda A importância da harmonização da comunicação nas esferas do MDIC, do Inmetro e da RBMLQ-I.

Afonso Ribeiro, Chefe da Divisão de Comunicação Social do Inmetro

Afonso mostrou a estrutura do Inmetro e as atividades desenvolvidas pela divisão, e apresentou o Plano de Ação 2009/2010 as metas de criação de um programa de visitas de jornalistas ao campus de Xerém; a implantação da TV Inmetro; e a implantação do Projeto Inmetro de Portas Abertas, de relacionamento com a comunidade.
Omer Pohlmann Filho reconheceu a importância da Comunicação como ferramenta de integração da Rede e para aumentar a visibilidade de suas atividades. "A Rede não é conhecida pela própria Rede, a sociedade não conhece a Rede, e o Inmetro, de certa forma, não entende o papel da Rede", avaliou Omer. Ele pediu aos integrantes da Rede e da Dicom uma reflexão sobre como melhorar a comunicação com os gestores e sobre a importância de ser um multiplicador de informação.

Apresentação de Omer Pohlmann Filho, coordenador da RBMLQ-I

Afonso pediu que os representantes dos Ipem encaminhassem à Dicom, num prazo de 30 dias, sugestões e reclamações sobre as dificuldades nas áreas de Comunicação. A idéia é formalizar um documento a ser levado ao presidente João Jornada com propostas de ações para solucionar os problemas.
Antonio Carlos de Faria apresentou a CDN e o Plano de Comunicação elaborado para o Inmetro, mostrando como a Rede se insere no planejamento das ações, especialmente na divulgação de operações especiais de fiscalização. Aproveitando a metáfora sobre a Torre de Babel citada pelo presidente Jornada, afirmou que é fundamental que a Rede e o Inmetro falem a mesma Língua. "Sem isso, não vamos obter sucesso na construção do nosso edifício", disse. "O Inmetro é um exemplo de gestão, mas, na área de Comunicação, temos que evoluir muito para construir uma estrutura eficiente", completou.

Antonio Carlos de Faria, diretor da CDN – Assessoria de Imprensa do Inmetro

Case Inmetro – Medidores de Energia
Em seguida, o diretor da CDN apresentou o case "Medidores de Energia" numa Mesa Redonda também formada por Afonso Ribeiro e pelo diretor de Metrologia Legal do Inmetro Luiz Carlos Gomes.
O case foi apresentado como exemplo de sucesso na estratégia de divulgação do último relatório do Inmetro sobre a inspeção realizada em 1.300 medidores eletrônicos de energia elétrica utilizados pela distribuidora Ampla em municípios da área metropolitana do estado do Rio de Janeiro.
O Inmetro vinha sendo citado negativamente numa cobertura iniciada em 2007 - antes, portanto, do início do trabalho com a CDN - baseada em reclamações de consumidores em relação ao funcionamento dos novos medidores de energia. A forma como estava sendo conduzida a cobertura oferecia risco para a imagem do Instituto. A imprensa confundia o papel do Inmetro e atribuía a ele a autorização da implantação dos medidores "problemáticos". A grande repercussão na mídia incentivou a abertura de uma CPI na Assembléia Legislativa do Rio e diretores do Inmetro foram chamados para prestar esclarecimentos.
Com a convocação de uma coletiva em janeiro, período de recesso da Assembléia Legislativa, a CDN conduziu a divulgação do relatório do Inmetro de forma a garantir o controle do Instituto sobre as informações relativas aos resultados da inspeção. A entrevista serviu ainda de oportunidade para esclarecer à imprensa sobre o papel do Inmetro no processo e mostrar que a autorização de instalação dos medidores não era de competência do Instituto.
A cobertura realizada até ali induzia a imaginar que muitos medidores apresentavam problemas. Outro ponto positivo da estratégia da CDN foi a neutralização dessas informações com a ênfase dada no release e na fala do diretor da Dimel, porta-voz do Inmetro na coletiva, ao percentual de 95% de medidores analisados que apresentaram desempenho satisfatório.

Marca, Símbolos e Selos do Inmetro
O segundo dia do Encontro foi aberto pela Mesa Redonda: Portaria 73 – Marca, Símbolos e Selos do Inmetro, formada pelo diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo; por Omer Pohlmann; pelo procurador do Inmetro Marcelo Silveira; por Guilherme Pedrosa, representante do Coordenador Geral de Acreditação do Inmetro; e por Afonso Ribeiro.

Mesa Redonda: Portaria 73 – Marca, Símbolos e Selos do Inmetro

Alfredo Lobo mostrou os selos de identificação das certificações do Inmetro e explicou a utilização de cada um. O diretor chamou a atenção para a importância de se conhecer as regras de uso dos selos para a preservação da imagem do Instituto. Ele anunciou a publicação de uma Portaria do Inmetro definindo as especificações e as condições de uso das marcas, símbolos e selos de identificação motivada pela necessidade de fornecer informações mais precisas aos consumidores e usuários e de definir de regras para coibir o uso indevido ou abusivo.

Marcelo Silveira, procurador do Inmetro

O Impacto da Comunicação na Ouvidoria foi o tema da palestra da ouvidora do Inmetro, Julieta Soares, proferida em seguida. Julieta mostrou como a integração entre a Ouvidoria e a Comunicação Social pode resultar em ganho para as duas áreas.
A Ouvidoria, segundo ela, é uma importante fonte de informação para a Comunicação sobre o consumidor, já que recebe suas opiniões, críticas e sugestões.
Julieta mostrou também como as ações da Comunicação podem afetar o trabalho da Ouvidoria. "Uma informação divulgada na imprensa que tenha grande impacto entre a população, como a portaria que mudou a forma de cobrança dos pãezinhos, reflete imediatamente no atendimento da central telefônica. O cidadão liga para saber detalhes, tirar dúvidas e, se nossos atendentes não tiverem informados, conta ponto negativo para a instituição", disse.

Julieta Simas, ouvidora do Inmetro

O consultor do Inmetro Elysio Pires apresentou a palestra A Comunicação Social nas Instituições Públicas propondo que seja instituída uma visão de marketing dentro das assessorias.

Consultor do Inmetro Elysio Pires

A apresentação final foi feita por Cláudia Carneiro, chefe da Comunicação da superintendência do Inmetro em Goiás, que apresentou cases de sucesso na divulgação de programas do Instituto na imprensa e nos projetos de relacionamento com escolas e o consumidor.

Cláudia Carneiro, chefe da Comunicação da superintendência do Inmetro em Goiás

Carlos Eduardo Camargo, Chefe do Gabinete da Presidência do Inmetro, encerrou o evento parabenizando a equipe da Dicom pela organização do Encontro, ressaltando a importância da consolidação das idéias levantadas ao longo do evento, gerando ações efetivas para a melhoria contínua da Comunicação Social do Inmetro e Rede. Também convocou a todos para o próximo Encontro, já agendado para os dias 19 e 20 de maio do próximo ano no campus de Xerém.

Carlos Eduardo Camargo, Chefe do Gabinete