Portal do Governo Brasileiro

  
10/8/2017 | IPEM-PR
Inmetro e Ipem-PR encerram seminário com visitas à Regional de Cascavel e a cooperativa de grãos

O seminário Desafios e Impactos do Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos, realizado em Foz do Iguaçu pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com apoio do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), foi encerrado na última quarta-feira (09/08), com visitas à Regional de Cascavel e a uma cooperativa, para que os participantes pudessem observar o processo de recebimento de grãos e a simulação de uma verificação do aparelho que mensura a umidade de grãos de soja.

Antes das visitas, os participantes se reuniram na sede da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), contando com a presença do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que já foi presidente do Ipem-PR, do secretário municipal da área de Desenvolvimento, João Alberto, e do presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes. Eles assistiram à palestra sobre Método de Estufa – Normas Adotadas, do professor da Centreinar, Tetuo Hara.

O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, falou sobre o seminário, que contou com a presença de técnicos de países como Equador, Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e México. “O Ipem do Paraná saiu na frente de outros órgãos delegados porque criou o Laboratório de Análise de Umidade de Grãos em 2002, o que possibilitou a realização dessa parceria no momento em que o Inmetro acaba de regulamentar a atividade (Portaria 402). Lembrando que o Brasil é um dos maiores produtores de grãos no mundo e o Paraná está entre os cinco Estados que mais produzem grãos”, destacou.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse que fez questão de estar presente ao evento, e que tem “muito respeito pelo Inmetro e pelo Ipem-PR”.

O assessor Daniel Campos participou do evento como representante do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo. “A questão da umidade de grãos é importante para o País e o presidente está fazendo o impossível para superar o contingenciamento do governo federal”, disse. Campos disse, ainda, que Azevedo vai buscar recursos para implantação de laboratórios de umidade de grãos em outras unidades. “Ele, inclusive, está querendo capitanear investimento externo para essa realização. A definição dos locais será pela especificidade de cada região”, afirmou.

O presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, considerou a presença do Laboratório de Umidade de Grãos de Cascavel como um ganho para o produtor, que vai poder monitorar e perceber onde o seu produto está perdendo valor.

Também participaram do encerramento do seminário o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Raimundo Alves de Resende, o coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Pedro Paulo de Carvalho Neto, a presidente do Ipem do Espírito Santo, Cláudia Mileipe Festa Lemos, e o gerente da Regional do Ipem de Cascavel, Francisco Bessa.



Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY