Portal do Governo Brasileiro

  
2/5/2017 | IPEM-MG
Ipem-MG capacita inspetores de farmácias e drogarias de 115 municípios
No dia 19 de abril, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) capacitou cerca de 400 inspetores de farmácias e drogarias de 115 municípios mineiros, sobre os procedimentos das verificações e calibrações dos principais instrumentos utilizados pelos profissionais da área da saúde. A capacitação foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e faz parte da programação do Curso sobre a RDC 108/2016 e Atualização de Farmácias e Drogarias, promovido pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, iniciou a apresentação destacando que a parceria entre o Instituto e a SES-MG, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), é fundamental para que os profissionais da área farmacêutica compreendam a importância das verificações e fiscalizações realizadas pelo Instituto nessa área.

De acordo com Sette, as verificações do Ipem-MG nos instrumentos de saúde, como o esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial), termômetro, balança médica, e balança para pesagem de medicamentos garantem que as medições indicadas nos equipamentos estão corretas e não trazem riscos à saúde. “Caso o aparelho de pressão arterial, por exemplo, não esteja marcando um valor correto, pode haver pessoas deixando de tomar medicação, quando na verdade precisam, e outras tomando, quando na verdade não necessitam”, ilustrou.
Presidente do Ipem-MG capacita inspetores de farmácias e drogarias em evento na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Durante a capacitação, o gerente de Laboratórios do Ipem-MG, Marcelo Campello, explicou aos inspetores como funcionam as variações dos instrumentos verificados pelo Instituto; os cuidados que os profissionais devem ter na aquisição, instalação e manuseio das balanças; as diferenças entre calibração e verificação; a forma de consultar se um laboratório é acreditado pelo Inmetro e as marcas, selos e símbolos do Instituto, que são obrigatórios em vários instrumentos da área da saúde. O selo do Inmetro atesta que o produto passou por vários testes em laboratório e não traz riscos à segurança e à saúde das pessoas, bem como ao meio ambiente, caso utilizado conforme as recomendações do fabricante.

Para o coordenador da Visa do município de Raul Soares, Reny de Oliveira, a capacitação do Ipem-MG foi construtiva, pois esclareceu as dúvidas dos profissionais da vigilância que trabalham nas áreas de farmácias e drogarias. “Foi excelente ter mostrado como identificar se um selo é verídico e os diversos tipos de selos do Inmetro que podemos encontrar nos instrumentos”, afirmou.
Capacitação faz parte da programação do Curso sobre a RDC 108/2016 e Atualização de Farmácias e Drogarias, promovido pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Ouvidoria do Ipem-MG

O Ipem-MG também conta com um canal de Ouvidoria. O cidadão que desconfiar ou encontrar irregularidades em algum produto pode registrar o fato por meio do fale conosco presente no site do Instituto, do telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.



Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY