AEM-MS apreende balança irregular em fiscalização na Feira Central e orienta consumidores

Estabelecimentos da Feira Central de Campo Grande que utilizam balanças para pesar seus produtos nas vendas ao consumidor foram fiscalizados pela Agência Estadual de Metrologia, no dia 2 de maio. Foram fiscalizados sete instrumentos, dos quais quatro foram aprovados, dois foram reprovados e um foi apreendido.

Na ação da AEM-MS – órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro – as reprovações dos instrumentos de medição foram motivadas por erros acima dos máximos admissíveis. A balança apreendida tratava-se de um modelo não aprovado pelo Inmetro.

“Os fiscais da AEM-MS realizaram inspeção visual e ensaio metrológico nos instrumentos, procedimento padrão nas fiscalizações. A última ação da AEM-MS feita na Feira Central ocorreu em dezembro do ano passado”, lembra a diretora Técnica da Agência, Luciana Boni Cogo.

Selo do Inmetro já deve apresentar validade até 2019

Confira abaixo algumas dicas da AEM-MS que podem ser observadas pelos consumidores no momento de pesagem em balanças do comércio em geral:

– Verifique se o visor está partindo do zero;

– Observe se a balança está bem nivelada ou se não tem nenhum calço. O desnivelamento provoca erros de pesagem;

– Verifique se não há ligas, imãs ou objetos presos desequilibrando a balança. Não permita que a mercadoria seja retirada da balança antes que o ponteiro ou visor pare totalmente;

– Não aceite excesso de papel sobre o prato da balança;

– Nas balanças eletrônicas, confira sempre o preço por quilo digitado pela pessoa que faz a pesagem;

– Todos os dígitos deverão estar em pleno funcionamento;

– A balança não deverá estar exposta a corrente de ar;

– A balança deverá apresentar selo de verificação (que nesse caso deverá ter selo indicando ano 2019);

– A balança deverá estar devidamente lacrada.

Em casos de dúvidas, reclamação ou denúncia, entre em contato com a Ouvidoria da AEM-MS pelos telefones 0800675220; (67) 3317-5779 ou pelo e-mail ouvidoria@aem.ms.gov.br.

voltar