ITPS abre as portas para estimular interesse dos alunos em ciência e tecnologia

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) abriu as portas, no dia 23 de outubro, para os alunos da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, de Nossa Senhora do Socorro. A ação faz parte das atividades alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano traz o tema ‘A matemática está em tudo’. Para estimular o interesse dos jovens pela temática, o ITPS promoveu palestras, além de visitas aos laboratórios e ao Centro de Memória da Ciência e Tecnologia de Sergipe.

A SNCT, cujo objetivo principal é aproximar a população da ciência, está no calendário oficial de atividades do ITPS. “Todos os anos, o ITPS prepara uma programação especial. A instituição está de portas abertas com profissionais à disposição para expor aos visitantes todas as nossas atividades da área de ciência e tecnologia, que aliadas à matemática, têm influência direta no cotidiano da população. A ideia é estimular os jovens alunos para o aprendizado de matemática e, consequentemente, assuntos de ciência e tecnologia, para que no futuro, quem sabe, possamos formar profissionais nessa área”, detalha o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

Nesta edição, o ITPS promoveu um concurso de ideias entre os alunos das instituições de ensino convidadas. A proposta é estimular os alunos a pensarem a relação entre matemática, ciência, tecnologia e cotidiano. “Os alunos puderam enviar redação, vídeo, poesia, músicas, entre outras produções, que abordassem essa relação da matemática com o dia a dia. O material enviado vai ser analisado por uma comissão julgadora e os três melhores trabalhados serão premiados com bolsas em cursos de inglês e informática”, explica a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

A gerente de metrologia do ITPS, Elba Brandão, ministrou palestra sobre a relação das atividades de metrologia e matemática. “Expliquei para os alunos sobre a metrologia legal, relacionando as atividades com a matemática. A missão do Inmetro é prover confiança à sociedade por meio de medições voltadas a instrumentos e produtos, ou seja, tudo a ver com matemática”, conta.

Os benefícios da atividade para os alunos foram motivos de elogio por parte do professor de língua portuguesa, Fábio Silva. “Esse evento é importante para que os alunos associem a matemática – que primeiramente parece coisa abstrata – aos fatos do dia a dia. Os alunos tendem a ter rejeição pela matemática e a gente precisa eliminar isso, tornando o aprendizado interessante para o contexto que a gente vive”, opina.

Visitar os laboratórios foi a parte mais divertida para a aluna Monique Evelyn dos Santos, do 9º ano. “Adorei a oportunidade. Aprendi coisas novas e tive a chance de conhecer pela primeira vez um laboratório. A experiência de ver os laboratórios e a transformação dos elementos químicos foi maravilhosa”, comenta.

Feira Científica de Sergipe

O ponto alto da SNCT é a Feira Científica de Sergipe, evento que aconteceu no dia 27 de outubro, no Centro de Vivência da UFS, com diversas instituições de ciência do Estado. No estande do ITPS, os visitantes puderam conhecer a história da ciência e tecnologia em Sergipe, as atividades dos laboratórios do ITPS e também as ações na área da metrologia e qualidade desenvolvidas no Estado.

SNCT 2017

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada em 2004 com o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições para atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Este ano, a escolha do tema ‘A matemática está em tudo’ está ligada aos esforços do Biênio da Matemática no Brasil, uma vez que o País recebeu pela primeira vez na história a Olimpíada Internacional de Matemática, de 12 a 23 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), e se prepara para sediar o Congresso Internacional de Matemáticos, de 1º a 9 de agosto de 2018, também na capital fluminense.

voltar