Agência Estadual de Metrologia verifica balanças das companhias aéreas no Aeroporto da Capital
Técnicos da Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e delegado do Inmetro, participaram na sexta-feira (28/07) de ação no Aeroporto de Campo Grande, junto com outros órgãos de fiscalização do Estado, integrando a Blitz Nacional nos Aeroportos.
Foi verificado pelos técnicos da Agência se as balanças no controle de pesos de bagagens (check-in) dos guichês das companhias atendiam a Portaria Inmetro nº 236, de 22 de dezembro de 1994. Todas as 14 balanças analisadas foram aprovadas. Em março deste ano, os mesmos equipamentos já haviam sido fiscalizados e também aprovados pela Agência.
A verificação é feita para garantir que os equipamentos estejam funcionando adequadamente em função do novo regulamento da Agência Nacional de Aviação (Anac). A balança pode ser desde reprovada, e nesse caso um mecânico pode fazer os ajustes indicados, até interditada, caso não esteja funcionando corretamente. O instrumento não poderá ser operado antes de passar por um mecânico credenciado, que fará a devida manutenção.
Em caso de reclamações ou denúncias, a AEM/MS conta com um canal de comunicação com o cidadão, a Ouvidoria, que pode ser acionada pelo telefone 0800 67 5220.
voltar