Empresários do setor têxtil participam de palestra no Instituto
No dia 15 de fevereiro, o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) promoveu uma palestra de orientação sobre o regulamento de etiquetagem para os empresários do setor têxtil.
O diretor técnico de Qualidade e Metrologia do Instituto, Alfredo Gadelha, ressaltou que as fiscalizações visam garantir que o consumidor adquira produtos de qualidade e não causar prejuízo aos empresários, apreender mercadorias ou emitir autuações e multas.
“Estamos realizando um trabalho de sensibilização e repasse de informação, baseado no regulamento do Inmetro, com objetivo de alertar e evitar que os comerciantes adquiriram e revendam produtos fora das conformidades e que possam causar danos à saúde do consumidor”, explicou Gadelha.

O empresário Antônio Santos aprovou a inciativa. “Sou consciente que, por lei, as informações contidas nas etiquetas de roupas, travesseiros, colchões e produtos têxteis em geral são obrigatórias e devem estar sempre à vista do consumidor. O conteúdo abordado hoje foi esclarecedor, tirou dúvidas pequenas sobre coisas que nós, quando compramos dos fornecedores, às vezes não nos atentamos”, comentou.

PALESTRA – Durante a palestra, foi explicado como entender melhor a etiqueta obrigatória, bem como a simbologia relacionada aos modos de conservação dos produtos e as escolhas mais adequadas para preservar a roupa e a saúde.
A presença da etiqueta e a confiança nas informações nela contidas, monitoradas por ações rotineiras de fiscalização, diminuem o risco de fraude. É a garantia do produto, caso precise trocá-lo por defeito ou por apresentar falhas após a lavagem, como encolhimento ou manchas.

“Outro alerta importante é quanto à segurança infantil. É preciso ficar atento a cordões, botões, zíper e até pedrinhas, lantejoulas e outros enfeites, pois apesar de tornarem o produto esteticamente mais atraente, podem representar um perigo às crianças, em particular àquelas com até três anos”, finalizou Gadelha.
voltar