Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

14/1/2019   
.: IPEM-SP inaugura nova regional com posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto :.

O superintendente do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, Guaracy Fontes Monteiro Filho, acompanhado pelo superintendente adjunto, Arlindo Afonso Alves, inauguraram nesta sexta-feira, 28 de dezembro, as novas instalações da delegacia de ação regional e posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto.

O evento também contou com a presença de autoridades, entre eles, Edmilson Carlos Domingues, representando o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; Norival de Almeida Silva, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP) e pela Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens); gestores da instituição, como o diretor do Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização (DMLF), João Carlos Barbosa de Lima; o gestor da regional de Ribeirão Preto, Luiz Eduardo Galdeano; e demais servidores da regional.

A unidade migrou da Avenida Maurilio Biagi, 2.940, bairro City Ribeirão, para a Rua Arealva, 682, Jardim Salgado Filho, passando de um espaço de 630 metros para 4400 metros quadrados, sendo 750 metros quadrados de área construída, contendo o serviço de verificação de veículos-tanque, até então existente apenas nas regionais do IPEM-SP da zona norte da capital e São José do Rio Preto.

As novidades do novo espaço para melhor atendimento à população são o moderno posto de verificação de veículos-tanque, na qual serão analisados pelos fiscais do instituto cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente; a intensificação da verificação dos cronotacógrafos (popularmente conhecidos como tacógrafos), se estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo IPEM-SP, que é válido pelo período de dois anos. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.

A fiscalização dos produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos) ganhará uma medida de comprimento longa, de 10 metros.

Também haverá a possibilidade da expansão da verificação de taxímetros por meio de roletes.

Atualmente, as equipes de fiscalização do IPEM-SP em Ribeirão Preto realizam a verificação inicial de balanças e medida de volume de 20 litros. É executada a verificação periódica e fiscalização de bombas de combustíveis, balanças, medidas de volume de 20 litros, medidores de pressão arterial (tipo aneróide), balanças de feira-livre, balança rodo-ferroviária e dinâmica, instrumentos diversos (balança, balança analítica, medidor de GNV, com peso cursor, medidor de pressão arterial – esfigmomanômetros), medidor de velocidade – radar (fixo e portátil), taxímetro, pré-medidos (produtos embalados sem a presença do consumidor, produtos certificados pelo Inmetro, entre eles, brinquedos, capacetes, produtos têxteis.

A regional abrange 54 municípios, entre eles: Altinópolis, Aramina, Barrinha, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Cristais Paulista, Dumont, Franca, Guaíra, Guará, Guariba, Guatapará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jardinópolis, Jeriquara, Luís Antônio, Miguelópolis, Mococa, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Rifaina, Sales de Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São José do Rio Pardo, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Tambaú, Tapiratiba, Terra Roxa e Viradouro.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY