Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

12/12/2018   
.: 45 anos de história :.

No dia 11 de dezembro de 1973 foi publicada a Lei nº 5.966, que criou o então Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Constituído para harmonizar os interesses do consumidor, da indústria e do País, o Inmetro passou por diversas mudanças ao longo de 45 anos de história. Tornou-se o maior complexo laboratorial de metrologia da América Latina e teve sua atuação estendida para áreas como a nanometrologia e a biotecnologia. Entrou na era da inovação, lidando com instrumentos de medição cada vez mais complexos, e passou a ter sua marca reconhecida como sinônimo de credibilidade e segurança, influenciando diretamente as decisões de compra do consumidor brasileiro. Também manteve estreita cooperação com órgãos internacionais, impulsionando a presença brasileira no comércio global.

Para celebrar essa história, houve uma comemoração no campus de Xerém, com cerca de 700 convidados, entre servidores, colaboradores e dirigentes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). “Ultrapassamos todos os percalços que tivemos ao longo da história e chegamos bem aos 45 anos. O Inmetro possibilita ao Brasil ter comércio exterior. Se um país não tiver um instituto de qualidade baseado na metrologia, ele não vai ter espaço para indústria e comércio”, falou o presidente do Instituto, Carlos Augusto de Azevedo, na abertura do evento.

Em homenagem ao primeiro presidente da Instituição e idealizador do conjunto de instalações laboratoriais e administrativas em Xerém, o campus passou a ser designado Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho. Letícia Fontoura, filha do Dr. Armênio, esteve presente na cerimônia, em que foi descerrada uma placa que será afixada no campus. “Eu e minha família estamos muito felizes com a homenagem. E, aonde meu pai estiver, ele também está muito feliz, porque o Inmetro foi a vida dele”, afirmou.

Em reconhecimento ao valor do Inmetro para o País, os Correios emitiram um selo comemorativo que traz estampado a marca comemorativa dos 45 anos da Instituição, idealizada pelo publicitário Hugo Raphael Assis Silva. O rito de obliteração – ato de carimbar o selo tornando-o oficialmente lançado – foi conduzido pelo superintendente estadual de Operações dos Correios no Rio de Janeiro, Cléber Machado. “O Inmetro é sinônimo de confiança e segurança para nós brasileiros. Em nome dos Correios e de todos os brasileiros, quero agradecer pelos serviços prestados”, disse. As três obliterações foram feitas pelo atual presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, pelo ex-presidente, Masao Ito e pela servidora e Ouvidora do Instituto, Marcia A. Almeida.

Durante a cerimônia, o presidente Azevedo recebeu simbolicamente a prêmio CEEMS (Countries and Economies with Emerging Metrology Systems), que foi concendido pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) em outubro deste ano por conta da iniciativa de implantação das Unidades Básicas de Fiscalização Fluvial e Pesquisa no Amazonas, permitindo que as atividades de avaliação da conformidade, de metrologia legal e de pesquisa cheguem com mais consistência aos locais mais remotos, com acesso exclusivo por rios. O prêmio foi repassado pelo chefe do setor de Medição de Grandezas Elétricas, Juan Carlos Sanchez.

Servidores que participaram do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) em 2018 também foram homenageados por toda a contribuição à história do Inmetro. A servidora Sandra Lima, uma das coordenadoras do programa, explicou que as ações são desenvolvidas para preparar os servidores para o momento da saída do Inmetro. Durante os encontros, muitas emoções vêm à tona. “É muita riqueza e muita luta. Essas pessoas construíram esse espaço, construíram essa história. Acredito na gente para honrá-la e dar continuidade ao trabalho”, disse.

Durante o evento, a banda e o grupo de dança do Talentos sem Medida, composto por servidores e colaboradores do Inmetro, fizeram apresentações e animaram a festa. Atividades interativas, divulgação científica no Metromóvel e sorteio de brindes completaram a celebração.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY