Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

9/11/2018   
.: Ipem-SP assina termo de cooperação com o IPT :.

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), Guaracy Fontes Monteiro Filho, e a diretora presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP), Zehbour Panossian, assinaram um termo de cooperação entre as instituições no final da tarde do ultimo dia 30 de outubro.

O objetivo é estabelecer e regulamentar a parceria entre os participantes, sem exclusividade de parte a parte, para o desenvolvimento de projetos conjuntos voltados às áreas de Metrologia Legal e Científica, no âmbito do controle metrológico legal de instrumentos e sistemas de medição utilizados na medição fiscal, na apropriação da produção e na transferência de custódia de petróleo (e derivados líquidos), água, gás natural, álcool anidro e hidratado e demais combustíveis, e para apoio tecnológico do IPT em complemento às atividades do Ipem-SP. Participaram da reunião o superintendente adjunto, Arlindo Afonso Alves; o diretor do Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI), Antonio Lourenço Pancieri; o diretor do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE), Alexandre Sobral; o diretor do Departamento de Metrologia e Qualidade (DMQA), Oswaldo Alves Ferreira Junior; e o diretor do Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização (DMLF), João Carlos Barbosa de Lima.

Também estiveram na cerimônia a diretora de divisão do Centro de Produtos Pré-Medidos (MLFPM) do DMLF, Ederli Pereira Cardoso; a diretora de divisão do Centro de Avaliação da Conformidade (ACAVC) do DACE, Elcia Saori; do DMCI, os diretores de divisão Mario Ono, do Centro de Calibração (CICAL), Gilvani Silvestre, do Centro de Medições e Verificações Especiais (CIMVE) e o especialista Michel Roque Fernandes; do Departamento de Tecnologia da Informação (DTIN), participaram os servidores Jefferson dos Santos, diretor de divisão do Centro de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TINTI), e o oficial de apoio em metrologia e qualidade, Leandro Breves, representando o diretor da área, Osvaldo Priscilliano Minha Tomassini de Carvalho. Do IPT, participaram o diretor operações, Mario Boccalini Junior; o diretor do Centro de Metrologia Mecânica, Elétrica e de Fluídos (CTMetro) e o diretor do Centro Tecnológico, Nilson Massami Taira.

Após a cerimônia, a equipe do Ipem-SP visitou os laboratórios do IPT.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY