Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

6/9/2018   
.: Missão na República da Coreia envolve visitas técnicas, assinatura de plano de ação e apresentação a empresários locais :.

Na última semana, o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, e o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, estiveram em uma missão em Seul e Daejon, na República da Coreia. Foram realizadas visitas de intercâmbio científico, tecnológico e comercial com a Agência de Promoção de Comércio e Investimento da Coreia (KOTRA), com o Instituto de Testes e Pesquisa da Coreia (KTR), com a Embaixada do Brasil em Seul e com o Instituto Coreano de Pesquisa de Padrões e Ciência (KRISS).

Na ocasião, foi assinado o Plano de Ação de Cooperação entre KTR e Inmetro para o biênio 2018-2019, que prevê atividades nas áreas de avaliação da conformidade, metrologia e acreditação, bem como ações de cooperação e convergência regulatória. O plano elenca iniciativas como a realização de um seminário conjunto, o auxílio técnico a empresas brasileiras e coreanas para que possam incrementar seu volume comercial, o suporte mútuo para superação de barreiras técnicas ao comércio, entre outras.

Presidente do Inmetro durante missão à República da Coreia.

Durante a missão, também foi manifestado o interesse de renovar o MoU entre KRISS e Inmetro, que deverá ser assinado durante a 26ª Reunião da Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), que será realizada em novembro em Versailles, Paris.

Carlos Augusto de Azevedo e Jorge Cruz participaram, ainda, de reunião na Embaixada do Brasil em Seul, quando tiveram a oportunidade de relatar a intensa agenda de cooperação entre o Inmetro e diversas instituições coreanas, nas áreas de metrologia científica, industrial, legal e biometrologia, avaliação da conformidade, acreditação e superação de barreiras técnicas ao comércio. Além disso, participaram e proferiram palestra na Global Business Sourcing Fair 2018, evento que ocorreu em Yongsangu, Seul, onde tiveram a oportunidade de apresentar as áreas de atuação do Inmetro e de interagir com pequenos empresários e expositores.

Missão à República da Coreia envolveu visita técnica ao KTR.

Histórico

O Inmetro mantém cooperação científica e tecnológica com instituições coreanas desde 1988, quando o pesquisador tecnologista Jorge Cruz, à época atuando na área de padronização em metrologia de força, cumpriu programa de capacitação na área. O programa ensejou, posteriormente, o desenvolvimento de dissertação de mestrado em tema que o pesquisador teve oportunidade de se especializar durante a capacitação, bem como de disseminá-lo institucionalmente e internacionalmente.

Adicionalmente, acordos formais de cooperação técnica entre o Inmetro e instituições da República da Coreia existem desde 2011 e diversas iniciativas já foram desenvolvidas para intensificar, cada vez mais, a troca entre os países. Além das diferentes vezes em que já recebeu comitivas coreanas, algumas lideradas pelo próprio embaixador do país asiático, o Inmetro estabeleceu, em 2014, o Centro Tecnológico de Cooperação Brasil-Coreia. Situado na sede do Rio Comprido, o espaço tem como objetivo o intercâmbio de especialistas, a troca de informações e de conhecimento das práticas internas.

Como parte do acordo de cooperação, em 2016 o KTR doou ao Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética, da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), um gerador de perturbações eletromagnéticas que permite gerar distúrbios característicos da rede elétrica. O equipamento permite a realização de ensaios que avaliam a imunidade de diferentes produtos e instrumentos de medição a estas perturbações.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY