Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

24/11/2017   
.: Campus do Inmetro receberá testes de soluções para cidades inteligentes :.

A partir do segundo semestre de 2018, o campus do Inmetro, em Xerém, receberá diversas tecnologias de comunicação e informação voltadas a tornar a infraestrutura e os serviços mais interligados e eficientes, a partir da análise de dados e informações. O local será transformado em um Ambiente de Demonstração de Tecnologia para Cidades Inteligentes, um projeto realizado em parceria entre o Inmetro e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

No dia 22 de novembro, representantes de mais de 20 empresas interessadas em testar suas soluções visitaram o campus. No local poderão ser instaladas, por exemplo, inovações voltadas à gestão inteligente de esgoto, água, refrigeração, transporte e energia elétrica, como em uma pequena cidade. “As empresas vão poder testar seus equipamentos e ver como eles funcionam ao longo do tempo, com as alterações de temperatura, de clima, de circulação de pessoas”, explicou o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo.

No Inmetro, as empresas poderão contar, também, com recursos como laboratórios, incubadora de projeto e salas para capacitação e disseminação de conceitos tecnológicos. “As Smart Cities são resultados do esforço conjunto em uma direção comum: o bem estar dos cidadãos. Transformar as cidades para servirem a sua população é o propósito fundamental do Inmetro nesse processo”, afirmou o diretor de Administração e Finanças, Alex Assis, que está à frente do projeto. Até agora, já são 101 interessadas em participar do ambiente, com 141 soluções cadastradas em diversas áreas.

O líder do projeto de cidades inteligentes pela ABDI, Carlos Frees, explicou que estão mapeados 10 cenários para o projeto, que devem acontecer gradativamente. O primeiro é o de iluminação pública inteligente, com instalação de sensores e câmeras nos postes, permitindo que haja redução no gasto de energia elétrica e controle de tráfego e segurança. O segundo refere-se a mobilidade urbana e será integrado ao primeiro. No terceiro cenário, está prevista a disponibilização de veículos urbanos, como bicicletas ou carros compartilhados, e assim por diante.
As iniciativas serão integradas e gerenciadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será instalado no prédio 6 do Inmetro. De lá, será possível ver como as tecnologias interferem no ecossistema do campus.

Depois de instaladas as primeiras soluções, prefeitos das cidades brasileiras serão convidados a ir até o local para conhecer as iniciativas, que serão congregadas em uma espécie de showroom – para garantir que eles vejam aquilo que está, por exemplo, dentro de um poste ou debaixo do solo. “O objetivo é as empresas testarem e demonstrarem suas soluções aqui e que isso seja um incentivo às indústrias brasileiras colocarem suas tecnologias nas prefeituras”, explicou o chefe da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Dimci/Dmtic), Rodolfo Saboia.

O projeto de instituição de um Ambiente de Demonstração de Tecnologia para Cidades Inteligentes no campus do Inmetro conta com um conselho consultivo formado por representantes de diversas instituições do setores público e privado, que podem dar contribuições sobre o tema.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY