Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

20/10/2017   
.: Inmetro desenvolve sistema de referência para prover rastreabilidade de sacarímetros :.

Atento à importância e à evolução do setor sucroalcooleiro no País, o Inmetro desenvolveu um sistema de referência para prover a rastreabilidade metrológica na área de sacarimetria, e faz a calibração de placas de controle de sacarímetros, instrumentos que medem a concentração de sacarose no açúcar. Inovador, o sistema evita que a indústria nacional encaminhe seus padrões para calibração no exterior, poupando recursos e tempo.

Para se ter uma ideia da relevância do setor para a balança comercial brasileira, de janeiro a agosto de 2017, o açúcar de cana (em bruto) ocupou o quarto lugar no ranking de exportações totais do País, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Ao todo, foram exportadas 14,5 milhões de toneladas nos primeiros oito meses deste ano, totalizando US$ 5,9 bilhões (valor 22,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado).

Evolução do setor

Nos últimos anos, a modernização da indústria sucroalcooleira, necessária para a superação de barreiras técnicas às exportações, demandou a adoção de métodos internacionais de análise de açúcar reconhecidos pela ICUMSA (International Commission for Uniform Methods of Sugar Analysis) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML). A composição do preço do açúcar depende, dentre outras variáveis, da concentração de suas moléculas de sacarose. Tal concentração é medida, internacionalmente, utilizando-se o método polarimétrico na área de sacarimetria, que determina, na amostra do caldo de cana purificado e clareado, o ângulo de rotação óptica diretamente proporcional à concentração de sacarose naquele volume de líquido, realizada nos sacarímetros.

No mercado, é utilizada uma escala que associa esse ângulo medido nos sacarímetros à concentração de sacarose no açúcar: os graus Z, da palavra alemã para açúcar, Zucker. Um açúcar com 99,6 °Z, por exemplo, é classificado como “Export VVHP” (very very high Pol) e tem um preço definido; já um produto com 99,5 °Z é chamado “tipo 4” e tem outro preço. Os sacarímetros precisam, portanto, ser calibrados, pois suas medições têm um impacto econômico não só para o sistema de pagamento de cana, como também para a classificação do açúcar nas transações comerciais.

Calibração de sacarímetros no Inmetro

O sacarímetro é calibrado utilizando-se como padrões de transferência discos de quartzo cristalino (placas de controle) especialmente construídos para conferir rastreabilidade ao setor sucroalcooleiro. As placas têm um valor bem definido de rotação óptica, ou do valor °Z calculado que, ao serem medidas no sacarímetro, fornecem um fator de correção para as medidas do caldo de cana.

No Inmetro, a Divisão de Metrologia Óptica (no Laboratório de Aplicações Ópticas - Laopt) desenvolveu com exclusividade, por meio de projeto em parceria com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), um polarímetro para calibrar esses padrões de quartzo, encaminhados ao Instituto.


No sistema desenvolvido com exclusividade pelo Laopt,são realizadas
calibrações de placas de controle de quartzo em ângulo de rotação da polarização

Em 2014, o serviço começou a ser efetivamente oferecido aos clientes, que já podem contar com o Instituto para realizar as suas calibrações no Brasil, não necessitando enviar esses padrões para o exterior, o que evita aumento de custo e tempo.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY