Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

10/10/2017   
.: Inmetro participa de reunião para negociações comerciais entre Mercosul e União Europeia :.

O Inmetro participou, entre 2 e 6 de outubro, em Brasília, da XXIX reunião do Comitê de Negociações Birregionais (CNB) entre Mercosul e União Europeia, com vistas à continuidade das discussões que levarão à conclusão do Acordo Quadro de Cooperação Interregional e à futura implementação da Área de Livre Comércio entre os dois blocos.

Desde o ano passado, quando houve retomada plena das negociações, o Instituto vem participando ativamente das reuniões do "Grupo Técnico 1" do CNB, voltadas para a discussão de barreiras técnicas e de iniciativas que promovam a convergência regulatória e a facilitação de negócios. O grupo abrange Normas, Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade, atividades que fazem parte do escopo de atuação do Inmetro no âmbito do Comitê de Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC e também como Coordenação Nacional do Subgrupo de Trabalho Nº3 do Mercosul - Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade.

No encontro da última semana, a União Europeia confirmou como prioritários para o acordo os seguintes segmentos: aspectos de segurança de equipamentos elétricos e eletrônicos de baixa tensão; aspectos de segurança em máquinas; compatibilidade eletromagnética em equipamentos; requisitos de eficiência energética; restrição do uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos; e veículos automotores e autopeças. Pelo Inmetro, participaram da reunião André Luis de Sousa dos Santos e Maria Manuela Mota dos Santos, da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint).

“Houve avanços na discussão do acordo. Um ponto alto foi a negociação de um artigo sobre Iniciativas de Facilitação de Comércio, proposta pelo Mercosul. As partes conseguiram consenso em alguns pontos que visam a um maior fluxo comercial entre Mercosul e União Europeia”, afirmou André.

A delegação brasileira, liderada pelo Ministério de Relações Exteriores, contou ainda com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior do MDIC (Camex). A XXX reunião do CNB está prevista para ocorrer, também em Brasília, entre 6 e 10 de novembro.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY