Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

28/6/2017   
.: Inmetro e Ipem-AM inauguram primeira unidade fluvial de fiscalização metrológica :.

Para aprimorar o trabalho de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade no Amazonas, o Inmetro e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-AM) inauguraram, nesta quarta-feira (28/06), a primeira Unidade Básica de Fluvial de Fiscalização Metrológica (UBFF) do País.

A unidade irá percorrer, ao longo do ano, os 61 municípios do interior do Amazonas, auxiliando o trabalho de fiscalização do Ipem-AM. Ela é equipada com laboratórios e outros recursos que permitem que as análises e verificações sejam feitas no próprio local. Para a construção, houve investimento de cerca de R$ 2 milhões pelo Inmetro.

A solenidade de inauguração aconteceu no estaleiro Juruá, em Manaus, e contou com a presença do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, do governador do Amazonas, David Almeida, do secretário-executivo e ministro em exercício do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, do presidente do Ipem-AM, Marcio André Brito e do coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Pedro Paulo Neto.

De acordo com o presidente do Inmetro, o projeto é inovador e permitirá, além de fiscalizações mais eficientes, a realização de orientações aos pequenos produtores sobre como certificar seus produtos e aumentar seu valor de mercado. “Queremos certificar a farinha, o pescado, os produtos típicos da região, como fizemos com a cachaça. O produto certificado tem outro valor no mercado”, afirmou Azevedo.

As primeiras fiscalizações da UBFF acontecerão no dia 30 de junho, em Parintins. De lá, a unidade sairá em direção aos outros municípios do estado.

Estrutura

A UBFF conta com três laboratórios – de Pré-Medidos, de Saúde e de Cronotacógrafos – e um Telecentro (Laboratório de Informática), para realização de treinamentos a distância com os técnicos. No Laboratório de Pré-Medidos serão analisadas mercadorias embaladas na ausência do consumidor, como os produtos da cesta básica (arroz, feijão, açúcar, farinha, óleo, entre outros), para verificar se o peso corresponde à informação indicada nas embalagens. Instrumentos como termômetros, esfigmomanômetros e balanças médicas, por sua vez, serão examinados no Laboratório de Saúde, enquanto o Laboratório de Cronotacógrafos será utilizado para verificação da caixa-preta dos caminhões.

O presidente do Ipem-AM explica que, com a embarcação, será possível realizar, em todos os municípios do interior, os mesmos serviços que são prestados em Manaus, promovendo o desenvolvimento econômico, a concorrência justa, a saúde e segurança do consumidor. “É um projeto de vanguarda, muito ousado tecnicamente, por isso é o primeiro do Brasil”, afirmou. Em breve, a unidade contará com o apoio de 10 unidades regionais do Ipem-AM, que serão instaladas em diversas regiões do estado.

De acordo com Márcio André, a UBFF também será utilizada para levar informações aos produtores e comerciantes a fim de incentivar o programa de criação de um selo para produtos amazônicos e para outras ações de promoção da cidadania. “Já temos uma parceria para que seja feita emissão de RG, CPF e certidão de nascimento na unidade”, exemplificou. O governador do estado, David Almeida, reforçou a importância de levar serviços prestados em Manaus para o interior e deu o exemplo do INSS Digital, que facilita o processo de aposentadoria pela população ribeirinha.

O secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge, também falou sobre como essa diversificação de atuação representa um grande ganho para a população. “Além de metrologia, certificação e fomento, a unidade poderá realmente integrar diversos serviços. Nossos municípios mais distantes merecem o olhar atento do poder público”, disse.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY