Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

23/5/2017   
.: Inmetro realiza encontro técnico com órgãos delegados :.

Começou, nesta segunda-feira (22/05), o Encontro Técnico da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) e da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). Durante toda a semana, integrantes dos órgãos delegados do Inmetro em todos os estados da Federação irão discutir e trocar experiências sobre temas relacionados a regulamentação, fiscalização e vigilância de mercado.

Na abertura do evento, o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, falou sobre algumas iniciativas que devem ser tomadas nos próximos meses, como a articulação de uma frente parlamentar em defesa da metrologia, para garantir o provimento de recursos imprescindíveis à realização das atividades, e o atendimento de necessidades específicas de cada órgão delegado, além do custeio mensal. “Estamos procurando equilibrar as coisas, fazendo investimentos na Rede proporcionais ao que a gente espera da atuação do Inmetro”, falou.

De acordo com o presidente, é fundamental entender as necessidades e características de cada estado, para fazer as escolhas e os investimentos adequados. Ele exemplificou contando sobre a aquisição de um barco para realização de fiscalizações no Amazonas e a possível certificação de produtos como queijo, café e artigos automotivos em Minas Gerais. “A ideia é pegar dois ou três produtos de cada estado e certificá-los, para agregar valor, dando garantia de que há qualidade naqueles produtos”, explicou.

Também participaram da mesa de abertura do evento o coordenador-geral da RBMLQ-I, Pedro Paulo Neto, a diretora de Avaliação da Conformidade, Annalina Camboim, e o diretor de Metrologia Legal, Raimundo Rezende.

Programação

Os dois primeiros dias do encontro são destinados à discussão de temas relacionados à qualidade. A diretora Annalina Camboim começou traçando um panorama do novo modelo delineado para a diretoria, que deixará de privilegiar somente a avaliação de conformidade e passará a ter como foco a resolução de problemas, a partir de diversas medidas regulatórias.

“A avaliação da conformidade é importante, mas não é a única solução. Temos um conjunto de medidas de que o Estado pode lançar mão para intervir no mercado. Temos que nos preocupar em entender o risco para ver qual a medida adequada para mitigá-lo ou, até mesmo, eliminá-lo”, explicou Annalina.

A diretora falou, ainda, sobre a importância de utilizar a inteligência no acompanhamento do mercado, em detrimento das fiscalizações aleatórias, que têm alto custo e são menos eficientes. “Quanto mais informações disponíveis, melhor a fiscalização”, sintetizou.

A utilização da inteligência nas fiscalizações também foi um dos assuntos tratados nas apresentações dos servidores Paulo Coscarelli e Pedro Brown, que falaram sobre a necessidade de uma mudança cultural da fiscalização da área da qualidade.

Coscarelli lembrou a necessidade de definir prioridades, uma vez que os recursos são sempre limitados. “Não dá para sair aleatoriamente procurando irregularidades. Há como agir de maneira inteligente, há como saber aonde ir”, afirmou. Para isso, é fundamental saber processar as informações que se têm disponíveis e não perder de vista a missão institucional do Inmetro.

Durante o encontro ainda será feita uma apresentação das divisões da Diretoria de Avaliação da Conformidade e haverá espaço disponível para discussões e respostas a eventuais dúvidas da RBMLQ-I.

A partir de quarta-feira, quando começa a parte destinada aos temas relacionados à Metrologia Legal, haverá apresentações e discussões sobre a estrutura da Dimel, Instrumentos de Pesagem Automotivo e cronotacógrafos, além do Programa Nacional de Combate à Fraude em Volumes de Bombas Medidoras de Combustíveis Líquidos.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY