Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

7/4/2017   
.: Conselho de administração aprova contas de 2016 do Ipem-MG :.

As contas do exercício de 2016 do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) foram aprovadas, nessa segunda-feira (27/03), pelo Conselho de Administração do Instituto, para serem enviadas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A reunião foi conduzida pelo diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, que destacou as ações realizadas no último ano.

Sette explicou que a ampliação das ações realizadas pelas 13 unidades regionais do Ipem-MG, presentes nos Territórios de Desenvolvimento definidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, fez com que o Instituto aumentasse a produtividade em 72%, nos municípios do interior, bem como permitiu uma economia de cerca de R$ 1,5 milhão por ano, em diárias de viagens, combustíveis, contratos de colaboradores, locação de imóveis e veículos.

“Ampliamos a ação dos profissionais lotados nas regionais do Ipem-MG, por meio de treinamentos e descentralizações das atividades de registros de empresa, permitindo, assim, que os servidores tivessem condições de fiscalizar instrumentos que antes eram realizados pelos fiscais da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, lembra Sette.

A criação do Novo Portal da Ouvidoria (Fale Conosco), em 2016, também foi destacado pelo gestor durante a reunião. De acordo com Sette, o novo sistema permitiu um aumento no número de manifestações recebidas de 92,2%, em relação ao ano de 2015. Ou seja, desde que o serviço foi habilitado, os registros recebidos superam o total de manifestações registradas durante todo o ano de 2015. Além do novo sistema de Ouvidoria, esse aumento também é resultado da divulgação do canal nos eventos nos quais o Ipem-MG tem participado ao longo desses dois anos, como por exemplo, Super Encontro Varejista, Ciclo de Congressos Regionais do Minaspetro, Superminas Food Show 2015 e 2016, capacitações aos profissionais do setor supermercadista, estudantes de cursos técnicos e universitários.

“Essas parcerias permitiram uma aproximação do Instituto com a sociedade, bem como com os fiscalizados, que passaram a enxergar o Ipem-MG como um órgão responsável por regular o mercado, preservando, dessa maneira, os empreendedores que trabalham corretamente e, consequentemente, retirando do mercado aqueles que utilizam de práticas nocivas à concorrência leal”, avalia.

Grupo de Trabalho

Na sequência, Sette falou sobre a criação, em junho de 2016, do Grupo de Trabalho formado por servidores do Ipem-MG. Segundo o diretor-geral, o grupo tem como finalidade propor soluções para as questões que precisam ser melhoradas e aperfeiçoadas na política pública de Metrologia e Qualidade no Estado de Minas Gerais.

“Como o grupo é formado por uma equipe técnica de servidores que atuam diariamente com a realidade da verificação e fiscalização, fica mais fácil entender a realidade e as necessidades de cada região para sugerir as mudanças que precisam ser realizadas”, esclareceu.

Além de servidores do Ipem-MG, o Conselho é formado por representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg-MG).


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY