Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

24/3/2017   
.: Inmetro realiza atividades diversas para celebrar o Dia da Água :.

Mais de 400 mil crianças brasileiras não têm banheiro na escola e o Brasil ocupa a 10º posição na América Latina no ranking de população com acesso a coleta de esgoto. Essas são apenas algumas das informações preocupantes citadas no documentário “A realidade do saneamento básico no Brasil”, exibido na última quinta-feira (23/03), no campus de Xerém, como parte da celebração pelo Dia da Água.
A servidora Claudia Faria, da equipe de gestão ambiental do Inmetro, explicou que o Dia da Água foi instituído na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92), para que, anualmente, houvesse um momento em que as pessoas fossem estimuladas a refletir sobre o problema. Em 2017, o tema estabelecido pela ONU para a data é “Águas Residuais”, ou seja, o volume de água que teve suas características naturais alteradas após uso doméstico, comercial, industrial ou agrícola. “Mais de 80% das nossas águas residuais voltam para a natureza sem tratamento ou reutilização”, afirmou Claudia.

Após a exibição do documentário, o pesquisador-tecnologista do Inmetro, Luiz Roberto Mayr, deu uma palestra com foco no problema do saneamento na baixada fluminense. Ele ressaltou que, apesar da renda per capita de Duque de Caxias ser alta, em comparação com municípios como Magé e Nova Iguaçu, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é compatível com o dessas cidades vizinhas. “Uma parcela significativa da população (15%) não tem abastecimento de água em Duque de Caxias”, exemplificou. A coleta de esgoto é ainda mais restrita: somente 44,5% das pessoas do município são atendidas e, destas, apenas 20,1% tem o esgoto tratado antes do lançamento.

Mayr reforçou que a população precisa se envolver com a questão da água e do saneamento. “Como somos uma comunidade, de alguma forma temos que participar e nos engajar na solução dos problemas. A gente tem corresponsabilidade em relação ao saneamento básico”, afirmou.

A celebração do Dia da Água terminou com uma palestra do chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu, Marcelo Soares. A APA é uma das três unidades de conservação que circundam o campus do Inmetro e foi criada recentemente, em 2013, devido, principalmente, a seu papel no controle de cheias da região.

Marcelo mostrou situações de conflito no território da APA, que é afetado por empreendimentos públicos e privados, e falou sobre o desafio de gerir uma Área de Proteção Ambiental em área urbana. Ao final, conversou com alguns integrantes da equipe de Parques e Jardins (manutenção de áreas externas) do Inmetro, que moram da região, respondendo a algumas dúvidas sobre a instalação de um aterro sanitário no local e o impacto para quem reside por perto.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY