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11/1/2017   
.: Ipem-MG orienta população sobre cuidados com pneus :.

Por conta das férias de janeiro, muitas pessoas acabam viajando com os seus veículos. Antes de pegar a estrada, é essencial realizar uma revisão em vários itens do automóvel, o que inclui analisar a qualidade e a vida útil dos pneus. Nesse caso, um dos componentes a se verificar é o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.

Muitas pessoas não sabem, mas nos pneus novos e nos reformados (recapados, recauchutados e remoldados), o selo do Inmetro é obrigatório. Como o caso envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo, a recomendação é que o consumidor observe atentamente a existência do selo no produto no momento da aquisição.

O diretor da Qualidade de Bens e Produtos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Geovane Mendes de Miranda, explica que, para receber a marca do Inmetro, tanto os pneus novos quanto os que foram reformados precisam ser submetidos ao ensaio de velocidade sobre carga, que testa sua resistência. Durante o teste, o pneu não pode apresentar deformações.

Para uma viagem segura, é fundamental avaliar a qualidade e a vida útil dos pneus.

Ainda segundo Geovane, a certificação do Inmetro está localizada na lateral dos pneus, parte conhecida como flanco. “É fundamental que o consumidor certifique a presença do selo no momento da compra e exija a nota fiscal, pois o documento é a única garantia no caso da reclamação de algum direito, de troca ou de manutenção”, recomenda.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o selo do Inmetro, a orientação é que ele não adquira o produto e registre o fato na Ouvidoria do Ipem-MG. O relato pode ser realizado pelo Fale Conosco, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou pelo telefone 08000 335 335.

Entenda a diferença:

Pneus novos - nunca sofreram uso ou reforma e não apresentam sinais de envelhecimento e deteriorações de qualquer origem.

Recapagem - tem sua banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) substituída.

Recauchutagem - além da banda de rodagem, substitui os ombros (parte externa entre a banda de rodagem e o flanco; parte lateral do pneu).

Remoldagem - além de substituir a banda de rodagem e os ombros, substitui também toda a superfície de seus flancos.


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