Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

16/12/2016   
.: Brasil e Alemanha discutem cooperação na área de Infraestrutura da Qualidade :.

Nesta quinta-feira (15.12), o Inmetro recebeu uma delegação da Alemanha, formada por integrantes do Ministério Federal da Economia e da Energia (BMWi) e da Agência Alemã de Cooperação (GIZ). O objetivo foi discutir uma proposta de cooperação entre os dois países na área de Infraestrutura da Qualidade e identificar pontos de sinergia que possam ser trabalhados conjuntamente.

De acordo com presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, a cooperação internacional é fundamental para o desenvolvimento comercial e industrial do Brasil. “A convergência regulatória é cada vez mais forte no mundo e países que não se desenvolverem nessa área certamente terão problemas comerciais”, afirmou.

O subsecretário para Normatização, Padronização e Segurança do BMWi, Helge Engelhard, destacou a importância de se estabelecer bases para cooperação de longo prazo com o Inmetro, uma marca reconhecida não só no Brasil como na Alemanha.

Para o subsecretário, o desafio, hoje, é estabelecer como lidar, simultaneamente, com a economia antiga – das máquinas e instrumentos – e com a nova economia – digital, de serviços. “Para o desenvolvimento da indústria 4.0, estão acontecendo coisas novas e precisamos de novos padrões, de normas, de avaliação da conformidade”, exemplificou. Ele ressaltou que é importante estabelecer uma base regulatória sem dificultar, no entanto, o desenvolvimento da indústria.

O projeto proposto pela agência alemã de cooperação é baseado em outros dois já realizados pelo país em parceria com a China e com a Índia. O principal objetivo é criar uma plataforma de diálogo sobre temas de interesse mútuo sobre barreiras técnicas ao comércio, reforçando o intercâmbio econômico entre Brasil e Alemanha. “A ideia é partirmos das necessidades da indústria, dos stakeholders, e inseri-las no plano político. A infraestrutura da qualidade pode contribuir para o bom comércio”, falou o diretor de Projeto da Plataforma Global Infraestrutura da Qualidade da GIZ, Jörg Binding.

Além do presidente Azevedo, participaram da reunião, pelo Inmetro, os diretores de Metrologia Legal, Raimundo Rezende, de Avaliação da Conformidade, Annalina Camboim e de Metrologia Científica e Industrial, Humberto Brandi; o coordenador-geral de Acreditação, Marcos Aurélio de Oliveira; o chefe da Divisão de Cooperação Técnica Internacional, José Vinge e os pesquisadores Frederico Marinho, Eduardo Gadret e Juan Sanchez.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Rua 148, s/n

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Av. Berlim, 627

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados.