Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

8/12/2016   
.: Inmetro promove 2° Encontro Nacional com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade :.

Aconteceu em Brasília, nos dias 6 e 7 de dezembro, o 2º Encontro Nacional de 2016com os órgãos integrantes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). Coordenado pelo presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, o evento contou com a presença dos dirigentes e representantes dos órgãos delegados do Instituto nos Estados. O objetivo foi alinhar informações, traçar ações conjuntas e discutir as perspectivas para 2017.

A abertura do Encontro contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, do subprocurador da República, Franklin Rodrigues da Costa e dos deputados Edinho Bez, Nilson Leitão e João Campos.

O secretário-executivo ressaltou a importância da integração, cada vez maior, entre o Inmetro e seus órgãos delegados. “Reunir periodicamente deve ser prática constante de uma gestão moderna e transparente”, afirmou.

O deputado Cleber Verde também esteve presente no evento e ressaltou a atuação assertiva do presidente Azevedo, que culminou na liberação de novos recursos para o Instituto nas últimas semanas. “O presidente me mostrou que, a cada um real investido no Inmetro, quatro voltam para os cofres da União”, afirmou.

Planejamento Estratégico

Um das pautas do primeiro dia da reunião foi o planejamento estratégico para 2017. O presidente Azevedo manifestou interesse em desdobrar o planejamento do Inmetro aos institutos estaduais. “Vamos ter formas claras de repasse e de planejamento do que vai ser feito, mas não é uma camisa de força. Sabemos que as necessidades de cada Ipem são diferentes. Vamos ter critérios gerais, mas que não impedem de olhar questões específicas”, explicou.

De acordo com o diretor de Administração e Finanças, Alexander Assis, a elaboração do planejamento estratégico deve começar em janeiro, com auxílio de uma consultoria externa. “Precisamos trabalhar com estratégia e com troca de informações”, reforçou.

Apresentações

Durante a reunião, foi apresentada parte da diretoria do Inmetro, que passou por alterações nos últimos meses. O coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade, Pedro Paulo de Carvalho, aproveitou para apontar os novos integrantes do Conselho Gestor e das Câmaras Setoriais do Inmetro/Cored.

Também foi anunciado, na ocasião, que o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, foi eleito presidente do Fórum dos Institutos de Pesos e Medidas. Ele afirmou que os órgãos delegados irão valorizar aquilo que o presidente Azevedo considera o tripé da atuação do Inmetro: o desenvolvimento econômico, o combate à fraude e a proteção do consumidor. “Sabemos a importância social que a nossa política representa”, concluiu.

Demandas

No segundo dia do evento, os dirigentes puderam apresentar a situação dos órgãos delegados e as principais demandas para o próximo ano. As necessidades são específicas de cada Estado, mas, em muitos casos, relacionam-se a infraestrutura, equipamentos e pessoal.

Os diretores também parabenizaram o presidente do Inmetro pela realização dos encontros nacionais, considerados boas oportunidades de aproximação, de relacionamento e de troca de informações.

Azevedo ressaltou a importância de haver sinergia entre as ações. “Podemos discutir internamente, mas temos que nos entender como uma equipe, precisamos ter unidade na defesa de nossos objetivos”, afirmou Azevedo.

Pirataria

O diretor do Sindicato da Indústria de Balanças, Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Sibapem), Jonny Doin, apresentou um estudo feito pelo órgão para mostrar o impacto da incerteza metrológica na economia.

De acordo com os dados do Sibapem, se for considerado um erro de 1% em instrumentos de medição de três setores – bombas de combustíveis, comércio varejista (atividades relacionadas a pesagem) e agronegócio (medição de umidade de grãos) – o valor envolvido nas transações injustas seria de aproximadamente R$ 12 bilhões.

No fim da reunião, foi apresentado um calendário com datas propostas para os próximos encontros.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY