Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

25/11/2016   
.: Inmetro recebe visita de representantes do instituto de metrologia da Alemanha :.

Nesta semana, o Inmetro recebeu o coordenador de projetos do PTB (órgão congênere ao Instituto na Alemanha), Reinhard Schiel, e a analista Jördis Janda. Eles se encontraram com o presidente Carlos Augusto de Azevedo e realizaram visitas técnicas aos laboratórios da Divisão de Metrologia Óptica (Diopt), da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dquim) e à coordenação da área de metrologia no projeto (Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia), em Xerém.

O objetivo da reunião com o presidente foi apresentar o projeto “Fortalecimento da Infraestrutura de Qualidade para a Eficiência Energética de Artefatos Eletrodomésticos”, firmado em 2014 entre a Alemanha, por meio do PTB, e o Mercosul, representado por integrantes do Subgrupo de Trabalho nº3 – “Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade”, liderado, no Brasil, pela Coordenação-Geral de Articulação Internacional do Inmetro, com a participação de técnicos da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) e da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre).

O projeto tem como objetivo fortalecer a infraestrutura da Eficiência Energética no Mercosul, a partir da troca de experiências e da realização de atividades de capacitação e seminários entre os Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Ele está focado em cinco grupos de eletrodomésticos: aparelhos de ar-condicionado, aquecedores elétricos de água, lâmpadas, lavadoras de roupas e refrigeradores.

“Há mercados com situações muito distintas – o Brasil, com 200 milhões de habitantes, e o Uruguai, com 3 milhões, por exemplo – e todos podem ganhar com a experiência”, afirmou Schiel, ressaltando o papel de destaque do Inmetro na América Latina.

Para 2017, estão previstas capacitações nas áreas de regulamentação técnica, mecanismos e práticas para conscientização de consumidores em matéria de eficiência energética e de medições da eficiência energética de aparelhos de ar condicionados e lâmpadas LED. As capacitações serão ministradas pelo Inmetro e seus parceiros.
O coordenador de projetos do PTB falou, ainda, sobre a importância de trabalhar a vocação de cada país.
“Eficiência também significa distribuir bem a cadeia entre os membros de uma comunidade. Fortalecer a indústria de aparatos no Brasil não significa que a do Paraguai ´vá abaixo´, porque lá tem outras fortalezas”, exemplificou.
Para o presidente Azevedo, é fundamental avançar na questão da metrologia e da qualidade, para que possa ser aproveitada a infraestrutura de cada país, em um modelo de produção descentralizado e mais barato. “Se o Mercosul quiser se colocar perante o mundo, vai ter que fazer isso e precisa ter padrão”, afirmou.

De acordo com o presidente, está sendo desenvolvida uma proposta de reconhecimento mútuo do processo de etiquetagem de alguns segmentos de produtos entre Brasil e Argentina, para facilitar o comércio entre os países.

Também participaram da reunião a diretora de Avaliação da Conformidade, Annalina Camboim, o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, e servidores das duas áreas.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY