Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

4/10/2016   
.: Mercosul e Alemanha discutem Eficiência Energética de eletrodomésticos :.

Representantes de países do Mercosul e da Alemanha reuniram-se em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 28 e 30 de setembro, para discutir o fortalecimento da infraestrutura de qualidade para a Eficiência Energética (EE) de cinco grupos de eletrodomésticos que são usados diariamente pelos cidadãos: aparelhos de ar-condicionado, aquecedores elétricos de água, lâmpadas, lavadoras de roupas e refrigeradores.

Os objetivos são conhecer o estado da arte das medições de eficiência energética desses produtos e planejar atividades de capacitação e seminários para fortalecer a infraestrutura da EE no Mercosul.

A reunião faz parte do projeto “Fortalecimento da Infraestrutura de Qualidade para a Eficiência Energética de Artefatos Eletrodomésticos”, firmado em 2014 entre a Alemanha, por meio do PTB (órgão congênere ao Inmetro no país europeu), e o Mercosul, representado por integrantes do Subgrupo de Trabalho nº3 - “Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade”. Os servidores do Inmetro Marcos Borges (Diretoria de Avaliação da Conformidade), Monique Getrouw (Coordenação-Geral de Articulação Internacional) e Maurício Pereira (Coordenação-Geral de Acreditação) participaram do encontro.

No primeiro dia de reunião, cada membro do Mercosul apresentou o estado atual da regulamentação dos programas de etiquetagem em seu país, assim como o sistema de acreditação de organismos. O pesquisador-tecnologista do Inmetro, Mauricio Pereira, mostrou dados relevantes sobre a acreditação de certificadoras de produtos em escopos com foco em eficiência energética. A discussão possibilitou o planejamento de atividades de capacitação para aperfeiçoamento dos esquemas de avaliação da conformidade.

No segundo dia, o pesquisador-tecnologista do Inmetro, Marcos Borges, apresentou como funciona, atualmente, a etiquetagem de eficiência energética no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, bem como em países como Austrália, China, Índia e Japão, para mostrar as diferentes práticas e as melhorias pelas quais os sistemas passaram nos últimos anos. Houve, ainda, uma visita técnica ao laboratório IADEV, acreditado para ensaios nos produtos que são objeto de interesse do projeto.

No último dia, foi concluído o planejamento das atividades futuras para fortalecer a infraestrutura da qualidade para a Eficiência Energética dos cinco grupos de eletrodomésticos que eram o foco da reunião. O Inmetro ficará responsável pela capacitação em ar condicionado e lâmpadas e sediará, ainda, um seminário sobre Vigilância de Mercado.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY