Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

12/9/2016   
.: Presidente do Inmetro recebe gestor de Instituto argentino :.

No dia 29 de agosto, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo, reuniu-se com o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti) da Argentina, Javier Ibañez. O objetivo do encontro foi intensificar a pauta científica, tecnológica e comercial entre os dois países, a partir da aproximação entre os Institutos congêneres.

De acordo com o presidente do Inmetro, a convergência regulatória para facilitação do comércio é um tema central para nações que queiram se manter como players no mercado internacional. “É muito importante que os Institutos trabalhem juntos, para que o comércio seja mais fluido entre os países”, explicou.

Ibañez reforçou a importância de Brasil e Argentina harmonizarem suas condições, já que são países com grande tradição comercial e que participam de um projeto de mercado comum, o Mercosul. “O regulamento comum não é o fim em si, o fim é termos cadeias de valor industriais comuns. Temos que ter escala, pensando que somos conglomerados industriais com qualidade para competir no mundo”, defendeu. Azevedo reiterou que os dois países devem ser mostrar “aptos a receber indústrias do mundo todo”.

Para desenvolver os projetos conjuntos, será formado um grupo de trabalho com representantes dos dois Institutos, que deverão alinhar os objetivos, criar uma pauta comum e desenvolver as ações consideradas prioritárias.

Visita

No dia seguinte à reunião, a comitiva do Inti visitou o campus de laboratórios do Inmetro, em Xerém. Eles foram acompanhados pelo diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Humberto Brandi, e pelo coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz.

O grupo visitou laboratórios das divisões de Metrologia Elétrica, de Metrologia Química e Térmica, de Metrologia de Materiais, de Metrologia Mecânica e de Metrologia em Dinâmica de Fluidos. De acordo com Brandi, os institutos brasileiro e argentino já têm uma colaboração há muito tempo e, em algumas áreas dos laboratórios visitados, há intenção de se fazer uma aproximação ainda mais intensa nos próximos anos.

Para Ibañez, a visita é importante por “permitir saber a verdadeira dimensão do Inti no contexto latino-americano”. O presidente da instituição argentina reforçou, ainda, que a integração das indústrias dos dois países depende da integração dos Institutos.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY