Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

30/8/2016   
.: Inmetro registra crescimento na procura do sistema Alerta Exportador :.

Com a crise econômica, o empreendedor brasileiro começou a almejar ainda mais o mercado exterior. O Inmetro possui uma ferramenta nesse sentido: o sistema Alerta Exportador oferece aos empresários as informações necessárias para que um produto não tenha sua entrada barrada em outro país, por não estar em conformidade com as exigências locais. A procura por esse serviço do Instituto foi superior a 200%, quando comparado o intervalo de janeiro a julho de 2015 ao mesmo período de 2016, segundo dados da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint). Neste ano a maioria das consultas (16%) foi referente ao mercado americano, nos setores de alimentos, cosméticos e máquinas e equipamentos.

“Dentre os serviços similares que temos conhecimento no mundo, o Alerta Exportador do Inmetro é o que possui o maior número de usuários, contando atualmente com mais de 12 mil inscritos, que recebem gratuitamente por e-mail informações sobre todas as novas exigências técnicas notificadas pelos 164 países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), o que abrange a quase totalidade do comércio mundial”, explica o Chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas (Disbt), Diego Pizetta.

A obtenção antecipada da informação referente às novas exigências dos países de destino de suas exportações também permite às empresas nacionais adiantarem sua adaptação a elas ou, eventualmente, questioná-las em caso de descumprimento das disposições do Acordo sobre Barreiras Técnicas (TBT) da OMC. Contatar o Inmetro é fundamental nesta segunda situação, para que o governo possa buscar uma solução bilateralmente junto ao país emissor ou multilateralmente junto à Organização.

“Tenho utilizado o serviço do Inmetro com muita frequência em consultas para segmentos distintos como: metalurgia, confecção, alimentos e cosméticos. Certa vez, a consulta ao Alerta Exportador evitou que uma empresa nacional de caminhões produzisse carrocerias fora das dimensões adotadas no Chile, evitando prejuízos e até multas, por não cumprir as obrigações legais do país”, revela Daniele de Paula, técnica extensionista do PEIEX (Projeto de Extensão Industrial Exportadora).

Gerente de Regulamentação e Segurança do Produto da LANXESS, João Ribeiro também destacou os benefícios do Sistema: “O serviço oferecido de forma gratuita pelo Ponto Focal, têm sido de extrema importância para nós da LANXESS, pois com ele conseguimos antecipar, atender e superar as exigências da regulamentação internacional que se constituam em barreiras técnicas à exportação. Além disso, a empresa possui uma equipe altamente especializada e comprometida em suportar seus parceiros o que nos garante uma maior tranquilidade nas negociações.”

Interessados em obter mais informações sobre o serviço podem acessar a página do Alerta Exportador.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY