Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

19/7/2016   
.: Dimci participa de intercomparação organizada pelo BIPM :.

As intercomparações laboratoriais são atividades recorrentes nos principais institutos de metrologia do mundo e visam à demonstração da competência técnica na realização de serviços metrológicos de calibração e de ensaios. Elas são organizadas no âmbito do Acordo de Reconhecimento Mútuo do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), sendo, no caso da calibração, enviados um ou mais padrões itinerantes a serem medidos pelos laboratórios desses institutos. A competência técnica de um determinado laboratório fica evidenciada quando seus resultados de medição são considerados compatíveis com os valores de referência atribuídos a esses padrões.

O Inmetro, por meio do Laboratório de Metrologia Dimensional (Lamed) da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), participou recentemente da comparação-chave “APMP.L-K7”, que teve como objetivo a medição de uma escala graduada de altíssima precisão. Trata-se de uma espécie de régua feita em material especial, cujos traços são praticamente invisíveis a olho nu e que para se medir a distância entre eles, com incertezas nanométricas, fez-se necessária a ampliação por meio óptico (microscópio), a captação de imagens com câmera CCD, a utilização de laser interferométrico e o tratamento por software.

De acordo com o chefe da Divisão de Metrologia Mecânica (Dimec), José Carlos Valente de Oliveira, um resultado positivo na referida comparação permitirá que o Inmetro solicite, ao BIPM, a inserção do serviço de calibração de escalas graduadas de precisão em seu banco de dados, o que lhe confere reconhecimento internacional para esta atividade.

As medições foram feitas pelo pesquisador e bolsista do CNPq Pedro Bastos Costa. O profissional já atua na Autarquia há mais de 10 anos e iniciou suas atividades como estagiário no Lamed, após concluir o curso técnico em metrologia. Nesse período, Pedro graduou-se e cursou mestrado e doutorado. Ele desenvolveu uma metodologia apurada para calibração de escalas graduadas de precisão e, por esse motivo, ficou responsável pelas atividades relacionadas a esta intercomparação.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY