Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

13/7/2015   
.: Inmetro publica Requisito de Avaliação da Conformidade para o mercado de couro :.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de publicar no Diário Oficial da União os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) da Sustentabilidade do Processo Produtivo do Couro. O novo documento voluntário estabelece as melhores práticas ambientais, sociais e econômicas para a produção de couro, além de assegurar a procedência da matéria-prima e a proteção à saúde e segurança do trabalhador. Os organismos certificadores já podem buscar a acreditação junto ao Inmetro para dar início às avaliações das empresas que desejarem ter seus processos certificados.

O novo RAC objetiva estabelecer critério para o Programa de Avaliação da Conformidade (PAC) da Sustentabilidade do Processo Produtivo de Couro de forma que contribua para a valorização do produto, nos mercados interno e externo, produzidos de forma sustentável.

O programa de certificação segue a política do Governo Federal de valorizar os produtos sustentáveis, além de considerar conveniente a adequação das práticas nacionais às internacionais de produção sustentável de couro, de forma a propiciar acesso a mercados exigentes por parte do produto nacional.

O RAC estabelece níveis de certificação, classificados como: Bronze*, Prata**, Ouro*** e Diamante****. A categoria varia de acordo com o atendimento mínimo dos indicadores aplicáveis da Gestão de Sustentabilidade e de cada uma das dimensões ambiental, social e econômica.

O chefe da Divisão de Articulação Externa e Desenvolvimento de Projetos Especiais do Inmetro, Gustavo Kuster, explica que o RAC permite que o setor demonstre que produz o couro de forma sustentável, por meio de procedimentos que envolvem auditorias por um organismo acreditado pelo Inmetro, e que culmina na emissão de um certificado com o selo do Instituto.

“Ao adotar práticas internacionais de certificação, o Programa terá facilidade de obter reconhecimento em fóruns internacionais e trará contribuições decisivas na alavancagem das exportações brasileiras do couro e seus derivados.”, falou Kuster.

O documento estabelece critérios para produção sustentável em todos os tipos de curtumes, que vão desde o processamento de peles cruas até o couro acabado. O Programa adota como base a norma brasileira ABNT NBR 16296:2014.

Níveis de certificação:

*Bronze – atendimento mínimo de 50% dos indicadores aplicáveis da Gestão de sustentabilidade e de cada uma das dimensões, incluindo, necessariamente, os critérios obrigatórios;
** Prata – atendimento mínimo de 75% dos indicadores aplicáveis da Gestão e sustentabilidade e de casa uma das dimensões, incluindo, necessariamente, os critérios obrigatórios;
***Ouro - atendimento mínimo de 90% dos indicadores aplicáveis da Gestão e sustentabilidade e de casa uma das dimensões, incluindo, necessariamente, os critérios obrigatórios;
****Diamante - atendimento de 100% dos indicadores aplicáveis da Gestão e sustentabilidade e de casa uma das dimensões.


Mais informações para a imprensa:
(21) 3723-8088 e (21) 3723-8117
rafael.cavalcanti@inpresspni.com.br e suzana.ribeiro@inpresspni.com.br


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY