Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

11/5/2015   
.: Ipem-PE firma cooperação técnica com o Ministério Público e lança o selo REDS :.

Como parte das ações de comemoração do Dia do Consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco – Ipem-PE, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – que tem como objetivo proteger o consumidor e as relações de consumo, assinou, no dia 16/03, o termo de cooperação técnica institucional junto ao Ministério Público de Pernambuco – MPPE. O ato aconteceu na sede do MPPE e contou com a presença do presidente do Ipem, Pedro Paulo Neto, do procurador geral Carlos Guerra de Holanda, do coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente, promotor de Justiça André Felipe; e do representante do Instituto REDS, Alex Gomes; além de autoridades e convidados.
O Programa de Responsabilidade Empresarial, Desenvolvimento e Sustentabilidade – REDS é uma iniciativa do Instituto de mesmo nome e um instrumento auxiliador no fortalecimento e implantação de uma gestão empresarial socialmente responsável, somando esforços e parcerias para consolidação das políticas públicas empresariais, sociais e desenvolvimentistas.
A ideia central é promover a gestão da qualidade empresarial, melhorar as relações de consumo e promoção do consumo sustentável. Com a parceria entre os órgãos, foi lançado também, no ato da assinatura, a institucionalização do selo REDS, que será conferido a toda empresa que aderir às ações do programa.
Para que todo procedimento seja implementado, será criado um comitê gestor, com o intuito de estabelecer padrões e métodos que auxiliem o poder de compras do Estado e municípios, fortalecendo assim as políticas públicas de proteção ao desenvolvimento econômico local e regional. O comitê também objetiva incentivar os arranjos produtivos e a inclusão sócio produtiva, apoiar a inovação tecnológica e as relações de consumo. Outra finalidade do programa é construir parcerias, buscando ações intersetoriais entre o governo, empresas e sociedade civil.
Dentre as atividades a serem realidades pelo REDS, destacam-se a realização e promoção de encontros e eventos técnicos, formulação, elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, metas e projetos, realização de estudos, diagnósticos, pesquisas e outras atividades alusivas ao programa.
PARCERIA – O Ipem-PE, enquanto parceiro do programa, tem a missão de prover confiança à sociedade pernambucana nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação de conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação tecnológica, a competitividade empresarial e o consumo sustentável. O Governo do Estado, em especial, o Ipem, tem por missão colaborar na promoção, e implementação de uma gestão empresarial socialmente responsável nas empresas, objetivando assegurar a metrologia legal e a qualidade industrial, além de promover a defesa e proteção do cidadão, do meio ambiente e dos direitos do consumidor.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY