Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

13/2/2015   
.: Inmetro analisa oito marcas diferentes de gelo para consumo humano :.

Com a proximidade do Carnaval, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou testes com oito diferentes marcas de gelo para consumo em bebidas. As amostras foram adquiridas nos estados que concentram maior público em função das festividades carnavalescas, a saber: Amazonas, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro sendo avaliados os seguintes requisitos: Coliformes fecais, bactérias (Enterococos, Pseudomonas aeruginosa e Clostrídios perfringens), além de contaminações microbiológicas que o produto pode sofrer durante o processo produtivo.

O resultado mostrou que as oito amostras das marcas analisadas foram consideradas conformes por não apresentarem contaminação por coliformes fecais. Quanto à rotulagem, das oito marcas analisadas, cinco estavam não conformes por não atenderem aos requisitos de rotulagem estabelecidos pela Anvisa como: denominação de venda do alimento (nome ou nome e marca do alimento),conteúdo líquido (quantidade contida na embalagem); identificação da origem - nome (razão social) do fabricante ou produtor ou fracionador ou titular (proprietário) da marca, endereço completo, país de origem e município, identificação do lote e prazo de validade.

Após a conclusão dos ensaios, o Inmetro enviou cópia dos relatórios aos fabricantes que tiveram amostras de seus produtos analisadas, sendo concedido prazo para que se manifestassem acerca dos resultados obtidos.

O ensaio microbiológico foi conduzido pelo Laboratório de Análises Minerais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, localizado no Rio de Janeiro e a avaliação de rotulagem foi realizada por técnicos do Inmetro.

Além da legislação específica sobre rotulagem, cabe destacar que o Art. 31, Cap. V, Seção II do Código de Proteção e Defesa do Consumidor estabelece que:

“a oferta e a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.”.

Detalhes da análise:

Os resultados obtidos nesta análise revelaram que as empresas estão em conformidade no que diz respeito a inexistência de coliformes fecais nas amostras de gelos disponíveis no mercado nacional. No que se refere ao atendimento aos padrões microbiológicos, estabelecidos na legislação específica, 100% das amostras analisadas também foram consideradas conforme.


Vale ressaltar que a legislação prevê que o gelo deve atender aos padrões da qualidade da água para consumo humano, ou seja, tal regulamento define como parâmetro apenas a ausência da Escherichia coli ou coliformes termotolerantes, deixando de lado outras referências na avaliação da qualidade microbiológica do gelo.

As marcas analisadas foram: D’ Gelomar, Frigelo, Gelo Água Dura, Gelão, Gelip, Gelo Rio, Geloso, Gelótimo.



RESULTADO GERAL

A Tabela 3, a seguir, apresenta o Resultado Geral da análise realizada em gelo.





Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY