Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

12/2/2015   
.: Interação com professores e estudantes marca participação do Inmetro em Simpósio Nacional de Ensino de Física :.

Sensibilizar professores e estudantes de física, sobre a utilização da metrologia como ferramenta no ensino médio, foi a meta da participação do Inmetro no Simpósio Nacional de Ensino da Física (SNEF), que ocorreu na última semana de janeiro na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Segundo o bolsista do Pronametro (CICMA - Diretoria de Planejamento e Articulação Institucional) e professor da UFRJ, Ildeu Moreira, o objetivo foi alcançado. “Durante o evento, centenas de participantes passaram pelo estande do Inmetro, particularmente professores do ensino médio e estudantes de licenciatura, que demonstraram interesse em saber como o Instituto funciona e em discutir como os temas de metrologia poderiam estar presentes no ensino médio, particularmente nas aulas de física, afirmou.




Professores de física e estudantes de licenciatura debateram o ensino da disciplina na sociedade contemporânea

Além de conversar e debater sobre a metrologia e o ensino da física com os representantes do Inmetro, aqueles que visitaram o estande também receberam um CD contendo cartilhas e material do Instituto, bem como artigos que discutem aspectos das medições e da metrologia na educação básica. Muitos dos visitantes preencheram um questionário sobre a metrologia e o ensino de física e sobre o conhecimento deles sobre o Inmetro. “Devido a essa ação, temos hoje um cadastro considerável de professores de física, espalhados por todo o país, que podem ser importantes aliados na melhoria do ensino das ciências e, em particular, da inserção da metrologia neste cenário”, ressaltou o professor Ildeu.


Aqueles que visitaram o estande do Inmetro receberam um CD com
informações sobre o Instituto

A atuação do Inmetro no seminário foi além das abordagens realizadas no estande e incluiu também a apresentação de alguns trabalhos. O gestor de importações da Diretoria de Avaliação da Conformidade, Amsterdam Mendonça, apresentou uma pesquisa com o tema “Medição, experimentação e (re)descoberta: uma atividade investigativa com pesos e molas”. O Inmetro participou também da mostra sobre experimentos acerca da luz, que teve a participação de muitos professores e estudantes ao longo do evento, e ajudou a organizar um encontro sobre as ações do Ano Internacional da Luz no Brasil. Já o professor Ildeu, realizou uma palestra sobre a história da descoberta/construção das Equações de Maxwell, pelos seus 150 anos comemorados no Ano Internacional da Luz.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY