Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

5/12/2014   
.: Inmetro abre edital para receber projetos inovadores :.

Para que uma ideia inovadora se transforme em produto, é preciso percorrer um longo caminho, enfrentando obstáculos como falta de recursos e estrutura, por exemplo. Para apoiar a inovação no setor produtivo do país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de publicar um novo edital para seleção de seis novos projetos na sua Incubadora de Projetos Tecnológicos e de Empresas.

O Edital 002/2014 apresenta uma novidade: agora é possível inscrever projetos em quatro modalidades, sendo uma voltada para inventores independentes e outras três destinadas a empresas, de micro a grandes. Essas modalidades compreendem: projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que demandem suporte técnico de pesquisadores e da infraestrutura laboratorial do Inmetro; que necessitem de orientação técnica de gestores e pesquisadores do Inmetro para estudos de implantação de centros de pesquisa e/ou de unidades de produção e de serviços técnicos especializados no Parque Tecnológico do Inmetro; para exploração comercial (industrialização e comercialização) de tecnologias oriundas de projetos de pesquisa e desenvolvimento de inventores do quadro de pesquisadores do Inmetro; e de inventores independentes que tenham interesse no apoio de pesquisadores do Inmetro para desenvolvimento do produto/processo de que trata a sua invenção.

Uma vez selecionados, os projetos poderão contar com o conhecimento e competência do Inmetro nas áreas de Metrologia Mecânica, Elétrica, Acústica, Vibrações, Ultrassom, Materiais, Química, Térmica, Óptica, Telecomunicações, Biotecnologia e Nanometrologia e com a infraestrutura do seu Campus Laboratorial de Xerém. As equipes utilizarão espaços extras para videoconferência e reuniões, acesso à internet, e serviços como manutenção e limpeza, telefonia interna (ramal), segurança, estacionamento e acesso à Biblioteca do Inmetro. O custo mensal para a incubação de projetos na Incubadora do Inmetro é de R$ 20,00 por metro quadrado do módulo de até 30 m² que ocupar.

Segundo Carlos Aragão, diretor de Tecnologia e Inovação do Inmetro, o diferencial da Incubadora do instituto são os laboratórios com equipamentos de ponta e pesquisadores altamente qualificados, que dão suporte para o desenvolvimento de projetos tecnológicos. “Além disso, a localização do campus em Xerém é estratégica. Estamos próximos de outros centros de pesquisa, como os da Fundação Oswaldo Cruz e Petrobras, além de rodovias que facilitam nosso acesso a portos e aeroportos, por exemplo. Tudo isso a 40km do centro do Rio de Janeiro”, explica o diretor.

O Edital e outras informações podem ser obtidas no site Inovação Inmetro


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY