Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

26/3/2014   
.: Superintendência do Inmetro no RS promove oficina sobre Acidentes de Consumo :.

A Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) realizou, no dia 14 de março, a oficina “Acidente de Consumo e a Formação da Rede de Consumo Seguro e Saúde”, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da Rede de Consumo Seguro e Saúde (RCSS) das Américas, no Brasil. Durante o encontro, Paulo Coscarelli, assessor da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), que ministrou a oficina, apresentou dados globais e nacionais sobre acidentes de consumo, destacando ocorrências ligadas a produtos de consumo infantil.

Segundo Coscarelli, o trabalho cooperativo com uma rede internacional é fundamental, "para nos anteciparmos aos eventuais problemas, e, mais, sabermos o que está sendo feito lá fora para aumentar o nível de segurança dos produtos. Nossa indústria tornou-se competitiva e o que temos no Brasil hoje é o que há no mercado das grandes economias. Entretanto, os problemas encontrados no exterior podem ser os mesmos encontrados aqui. A segurança de produtos não é o único foco. Também a informação o é, na medida em que os acidentes são elevados e temos que preveni-los, informando e orientando o consumidor brasileiro”.

Além do compartilhamento de informações sobre produtos que apresentam risco à saúde do consumidor, o Grupo de Trabalho Interinstitucional irá programar ações específicas da RCSS no contexto regional. Entre as ações propostas no Protocolo de Intenções está o desenvolvimento de apoio técnico aos projetos visando ao consumo seguro e saúde, a promoção de capacitação dos membros do Grupo e a implementação de um sistema de monitoramento de acidentes de consumo ocorridos com produtos e serviços no estado do Rio Grande do Sul. Existe também a necessidade de “ampliar a consciência do consumidor gaúcho”, afirma a superintendente, Camila Koch, “já que há, hoje, mais de quatrocentos produtos regulamentados pelo Inmetro, e os consumidores de cada segmento podem atuar como multiplicadores na sociedade, tornando-se parceiros na prevenção aos acidentes de consumo”.

Paulo Coscarelli e Camila Koch também ressaltaram a necessidade de divulgar o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), lançado em setembro de 2013. O Sinmac operacionaliza o conceito do Inmetro para acidente de consumo, não o limitando ao acidente consumado, mas compreendendo-o, também, como todo evento em que um consumidor, durante a utilização de um produto ou serviço, seguindo ou não as instruções do fornecedor, é exposto a um risco não previsível à saúde ou a segurança. Disponível em http://acidenteconsumo.inmetro.gov.br, o Sinmac, além de registrar acidentes consumados e exposições aos riscos, permite que o consumidor ou qualquer outro representante da sociedade possa extrair estatísticas sobre acidentes provocados por produtos de consumo.


Servidores e colaboradores participam da oficina "Acidente de Consumo e a Formação da Rede de Consumo Seguro e Saúde”


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY