Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

28/6/2012   
.: Seminário Internacional discute modelos de monitoramento da segurança de produtos :.

A necessidade de participação da sociedade civil na defesa do direito de consumir produtos seguros e de qualidade, e a importância de ampliar parcerias entre instituições que trabalhem em defesa do consumidor. Esses temas foram os destaques dos painéis apresentados nesta quarta-feira (27/6), durante o Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde, no auditório da Anvisa, em Brasília.

Ao destacar a importância da Rede Consumo Seguro e Saúde, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, lembrou que a Agência trabalha para assegurar a qualidade e segurança dos produtos que regula, a despeito das críticas que recebe de alguns setores da sociedade. "Se o risco se sobrepõe ao benefício, temos obrigação de dizer não, pois consumo e saúde são indissociáveis", afirmou.

Opinião semelhante foi manifestada pela representante da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira. "Sob a perspectiva da função pública, devemos trabalhar por serviços seguros e de qualidade".

Para o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), João Jornada, a evolução dos produtos no mercado é cada vez mais rápida, por isso é preciso compartilhar responsabilidades e trocar experiências. "Nós devemos interagir criativa e produtivamente. Afinal, não adianta regulamentar se não há fiscalização."


Presidente João Jornada (à esquerda) participa do
Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde

Por sua vez, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Social e Emprego da Organização dos Estados Americanos, Evelyn Jacir, frisou que o fortalecimento do sistema de vigilância sanitária evita que fornecedores de produtos proibidos em um país procurem mercados desprotegidos para vender esses mesmos produtos.

O coordenador da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da Organização Pan-americana da Saúde, Samuel Henao, ressaltou a importância do tema e destacou que a participação da sociedade civil no processo é imprescindível.

A partir do que foi apresentado nos painéis, oito grupos de trabalho apresentarão, nesta quinta-feira (28/6), propostas de ação para aperfeiçoar a integração e a articulação de ações entre os sistemas estaduais e federais.

Ainda pela manhã foi assinado um termo de cooperação entre o Inmetro e a OEA. O acordo objetiva estabelecer um marco regulatório no desenvolvimento de ações conjuntas que visam contribuir para o fortalecimento da democracia, da participação social, da transparência e cooperação, além da superação de obstáculos técnicos às exportações na região.

Fonte: Anvisa


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY