Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

4/4/2012   
.: Painel discute nanometrologia e o desenvolvimento de cosméticos :.

Na última terça-feira, dia 10 de abril, o presidente do Inmetro, João Jornada, recebeu no Auditório do Centro Operacional, em Xerém (RJ), o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCIS), Nelson Akio Fujimoto, a diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Maria Luisa Campos Leal, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basílio da Silva, para o Painel Setorial ‘Nanometrologia e o Desenvolvimento de Nanomateriais para Cosméticos’, com aproximadamente 150 participantes. O objetivo foi identificar segmentos no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para os quais deverão ser desenvolvidos materiais de referência e métodos de análise físico-química de nanomaterias.

Jornada abriu o evento, dando as boas vindas e destacando a importância da atuação do Instituto no desenvolvimento do setor. “O Brasil está entre os dez países que mais crescem na indústria de cosméticos, o que o torna muito competitivo. O Inmetro investe nesta área científica e nosso objetivo é promover ações articuladas e coordenadas entre o governo, indústria, universidades e o Instituto”, ressaltou Jornada. Na sequência, o secretário Nelson Fujimoto destacou que a inovação é fundamental para desenvolver ações e superar desafios.

Segundo a diretora da ABDI, Maria Luisa Leal, a ABDI tem monitorado o avanço destas tecnologias no mundo, mas ressaltou que ainda não existe padrão de referência em nanomateriais. “Reconhecemos o esforço do Inmetro em avançar nas análises e aspectos de metrologia e regulamentação. É imprescindível, através de debates e estudos, progredirmos e termos clareza nos nossos objetivos, trabalhando com prioridades de agenda para desenvolvermos a competitividade na indústria”, explicou. Segundo ela, cerca de 4 milhões e meio de pessoas estão empregadas direta ou indiretamente na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, sendo deste número, 70% do sexo feminino, com perspectivas de ser o primeiro país do mundo consumidor de cosméticos. “Nos sentimos confiantes com as parcerias do Inmetro e ABDI para desenvolvimento da indústria”, completou o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basílio.

O Painel Setorial foi dividido em quatro módulos sobre nanomateriais e nanopartículas, ministrados por representantes do Inmetro, da indústria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Temos a necessidade de termos mais empresas produzindo insumos com diferenciais tecnológicos. Devemos evoluir a nanometrologia de forma democrática, para pequenas, médias e grandes empresas de cosméticos”, explicou o coordenador do Projeto de Nanometrologia da ABIHPEC, Carlos Eduardo Paes.

Após o almoço, o evento teve continuidade com um debate, mediado pelo coordenador geral de Laboratórios e Infraestrutura da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) do Inmetro, Carlos Alberto Achete: “Vamos produzir materiais de referência, através de embasamento acadêmico e pesquisas internacionais, para a partir daí termos conteúdo concreto para o desenvolvimento de novos produtos.”


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY