Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

1/2/2012   
.: Inmetro debate transporte de cargas perigosas no País :.

Na última segunda-feira, dia 30 de janeiro, o Inmetro recebeu, no Campus de Xerém, representantes de agências nacionais reguladoras - de Aviação Civil (Anac), de Transportes Terrestres (ANTT), de Transportes Aquaviários (Antaq) - da Marinha e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). O objetivo do encontro foi ampliar o debate sobre a padronização dos requisitos técnicos para certificar embalagens, tanques portáteis e outros produtos destinados ao transporte de cargas perigosas (como tintas e produtos químicos em geral, fósforos, fogos de artificio, solventes e óleos).

Atualmente, cada instituição tem o seu regulamento, o que onera o setor produtivo, na medida que existem ensaios que são comuns, mas que são repetidos, já que os fabricantes precisam homologar sua embalagens junto às diferentes autoridades regulamentadoras. A finalidade da harmonização dos requisitos é reduzir o custo de transporte, e, consequentemente, aumentar a competitividade das empresas nacionais. Alfredo Lobo, diretor da Qualidade, contextualizou a importância do encontro. “Antes de começarmos a agir, é imprescindível discutir a viabilidade e a conveniência tanto para os regulamentadores como para os fornecedores. A tendência e que todos ganhem, o país ganhe", afirmou.

Natanael Bruno, da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da Cnen, apresentou as normas já existentes para o transporte de materiais radioativos e explicou o funcionamento do gerador de tecnécio, equipamento utilizado em mais de 85% dos exames na área de medicina nuclear.

Marcos Valério Barradas, técnico da Diretoria da Qualidade, descreveu as ações que o Inmetro desenvolve quanto à inspeção, à certificação e ao registro de empresas do setor de Transporte. “Atuamos em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quanto à logística, além das resoluções e decretos da ANTT, e junto ao Ibama no ramo ambiental. No entanto, temos novidades quanto à informatização e controle do sistema de inspeção”, revelou Barradas.

Segundo Lobo, os resultados foram positivos, já que houve consenso quanto à conveniência da harmonização, cabendo um debate mais aprofundado quanto à viabilidade, o que será feito em uma próxima reunião.

A programação incluiu a visita aos laboratórios da Divisão de Metrologia Óptica (Diopt) e da Divisão de Metrologia Química (Dquim), entre eles o Laboratório de Radiometria e Fotometria (Laraf) e Laboratório de Análise Inorgânica (Labin); além dos laboratórios da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat).
A próxima reunião, com data a definir, será destinada à apresentação dos processos de cada entidade para identificação dos pontos em comum que podem servir de base para a padronização de requisitos técnicos.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY