Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

15/4/2011   
.: 1º Workshop de Acreditação e Organismo de Verificação e Validação - Gases de Efeito Estufa :.

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro realizou entre os dias 31 de março e 1° de abril, no Rio de Janeiro, seu 1º Workshop de Acreditação e Organismo de Verificação e Validação - Gases de Efeito Estufa. O evento teve como objetivo demonstrar o esquema de acreditação para o setor, harmonizar os entendimentos e obter possíveis sugestões de melhoria sobre o desenvolvimento do novo programa. Além disso, discutiu especificamente a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, como parte do esquema de acreditação proposto, de forma a conseguir possíveis retornos de usuários, empresas e candidatos a organismos verificadores.

A abertura do workshop ficou por conta do chefe da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação (Cgcre/Dicor), Aldoney Freire, que ministrou palestra sobre "Fundamentos do Processo de Acreditação". Em seguida, Reinaldo Figueiredo, Diretor Sênior da área de acreditação de organismos de certificação de produtos da American National Standards Institute (ANSI), discorreu sobre "A experiência da ANSI na acreditação de Organismos de Verificação e Validação, relativos aos Gases de Efeito Estufa". Posteriormente, Andrea Melo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação (Cgcre/Didac) ministrou palestra acerca do processo de desenvolvimento de novos programas de acreditação. Por fim, Ricardo Fermam, gestor de desenvolvimento da Didac, apresentou o estágio atual do desenvolvimento do programa de acreditação para Organismos de Verificação e Validação.

No período da tarde, Beatriz Kiss, do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces-FGV-EAESP) abriu a sessão de palestras com o tema "Metodologia e Verificação de Inventário de Gases de Efeito Estufa". Em seguida, Fabian Peres Gonçalves, da SGS, ministrou palestra intitulada "Inventário e Verificação de GEE: ABNT NBR ISO 14064".

Já no dia 1° de abril, os pesquisadores do Centro de Estudos em Sustentabilidade coordenaram a reunião com representantes dos organismos de certificação e dos técnicos da Cgcre, da Diretoria da Qualidade (Dqual) e da assessoria do Presidente do Inmetro, na qual foi apresentada a metodologia de verificação de inventários do Programa Brasileiro GHG Protocol.

O evento teve a participação de 50 pessoas, entre servidores da Cgcre e da Dqual, de representantes do Centro de Estudos (parceiro da Cgcre no desenvolvimento do novo programa de acreditação), de representantes do Organismo de Acreditação Norte-Americano (American National Standards Institute - ANSI) e de organismos de certificação acreditados pela Cgcre.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY