Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

24/2/2010   
.: Agulhas e seringas são alvo de testes do Inmetro :.

23 de fevereiro de 2010 - Que muitas pessoas têm medo de tomar injeção, todo mundo sabe. O que essas pessoas podem não saber é que a dor consequente da picada pode estar relacionada a irregularidades na agulha. Em testes realizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) foram analisadas 13 marcas de seringas e agulhas usadas para injetar medicamentos, as chamadas hipodérmicas: sete marcas de seringas que já vêm com agulhas, quatro de seringas sem agulha, e duas marcas de agulhas avulsas. Do total, apenas duas marcas estavam com as amostras dentro da conformidade.

Os técnicos do INCQS, laboratório responsável pelos ensaios, verificaram primeiro se os rótulos continham todas as informações exigidas e se as embalagens eram adequadas para garantir a esterilidade até a hora do uso. As amostras de quatro marcas apresentaram problemas de rotulagem e algumas unidades da marca Injex apresentavam furo na embalagem. Seringas e agulhas passaram por uma minuciosa inspeção visual. Os técnicos encontraram, além de matérias estranhas, o que pode indicar contaminação, excesso de silicone, que pode ser perigoso se o produto entrar no corpo do paciente. As amostras de duas marcas apresentaram agulhas descentralizadas, maior causador da temível dor. Afinal, agulha torta dificulta a picada e, se ela não for perfeita, dói e pode causar trauma no local.

No teste visual, 7 das 13 marcas apresentaram amostras não conformes: Advantive, Descarpack, Embramac, KDL, Medinject, Laborjet e TKL. Também foi analisada a resistência da cânula da agulha à corrosão, ou seja, a resistência à ferrugem. E, nesse caso, cinco marcas tiveram amostras insatisfatórias: Descarpack, Injex, Medinject, SR (Saldanha Rodrigues) e Labor Import.

Das onze marcas com amostras não conformes, três são nacionais: Injex, Plascalp Unijet e SR e oito são importadas: Advantive, Descarpack, Embramac, KDL, Medinject, Laborjet, TKL e Labor Import. As marcas que estavam em conformidade são BD Plastipak (seringa avulsa) e BD Precisionglide (agulha avulsa). Ambas nacionais.

Segundo a técnica do Inmetro, responsável pela análise, Ilca Lopes Bezerra, “o Inmetro e a Anvisa, juntos, vão estudar uma regulamentação de seringas e agulhas para proteger a saúde e segurança do consumidor”.

Os detalhes dos ensaios, que tiveram por base normas e regulamentos nacionais, podem ser conferidos na íntegra por meio do endereço

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/seringas_agulhas.pdf


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY