"Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade - novas formas de olhar o espaço produtivo." O assunto será o principal tema debatido na 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O encontro, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizado entre os dias 27 e 29 deste mês, das 8 h 30 min às 18 h, no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília, e conta com a participação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais - GTP APL, do qual o Inmetro é membro. A perspectiva é que o evento reúna empresários, líderes setoriais, acadêmicos e profissionais do setor, e a ideia é promover as políticas públicas e estimular o desenvolvimento econômico local, através da troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em APLs de todo o território nacional.
O economista José Eduardo Cassiolato fez a abertura do encontro, proferindo a palestra master com o tema da conferência. Entre os temas em destaque durante a 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais estão: ações de formação e capacitação, facilitação de acesso à inovação tecnológica, aos serviços de crédito e financiamento e à inserção no mercado. Além disso, foram incluídas na programação mesas redondas setoriais, mostra de produtos e ações do grupo técnico de APLs de todo o país.
Em paralelo ao evento estão sendo realizados o Encontro de Oportunidades, com o objetivo de reunir as instituições do Grupo de Trabalho Permanente para APLs e os Núcleos Estaduais, e a 1ª Oficina de Capacitação de Técnicos do Mercosul e Países Associados em APLs, que realizará, entre os membros do Mercosul e países associados, a formação de atores com capacitação em apoiar medidas de integração produtiva regional por intermédio de APLs.
O Inmetro participou, no dia 28, da mesa 1 - APL do Gesso de Araripina, sendo representado pelos técnicos José Joaquim Vinge, Márcia Andrea Almeida e Monique Getrouw, Leandra do Nascimento. Já no dia 29, a mesa 1 - APL de Confecções de Cianorte e Maringá (PR), teve como participantes os técnicos Márcia Andrea Almeida, Monique Getrouw e Leandra do Nascimento. No dia 30, o Instituto foi representado pela técnica Monique Getrouw, na 1ª Oficina de Capacitação de Técnicos do Mercosul.