Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

25/9/2009   
.: Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital começa testes em outubro :.

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, recebeu na sexta-feira, 25 de setembro, as chaves do Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital de Christoph Bernasiuk, diretor de Projetos da Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O evento, realizado no Campus do Instituto em Xerém, oficializou o início da operação da nova unidade móvel, uma van equipada com aparelhos de primeiro mundo que percorrerá o Brasil medindo a qualidade do sinal de novas tecnologias como TV Digital, Rádio Digital, 3G e WiMax (tecnologia de acesso sem fio à Internet em banda larga). O projeto, realizado em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e a Faurgs, contou com investimento de R$ 500 mil.


Presidente do Inmetro recebe a chave do Laboratório Móvel de Christoph Bernasiuk,
diretor de projetos da Faurgs



"A área de Telecomunicações foi criada no Inmetro há cinco anos. Desde então, veio se estruturando e hoje tem prestígio capaz de influenciar as decisões de investimentos industriais e de infraestrutura do País. Uma das incumbências do Instituto é ser a fronteira do conhecimento e estamos cumprindo nosso papel", reforçou Jornada, antes da entrega das chaves do veículo.

O início dos trabalhos do Inmetro será com testes para medir especificamente a qualidade da rádio digital, que está em fase experimental no Brasil. Isso porque o Instituto foi designado pelo Governo Federal como o responsável pela padronização da rádio digital em âmbito nacional. A análise está agendada para começar na primeira semana de outubro, quando o laboratório seguirá em direção a São Paulo. Em seguida, ele partirá para Brasília e Belo Horizonte.


Diretor de projetos da Faurgs, Christoph Bernasiuk destaca a importância
da parceria com o Inmetro


Oito pesquisadores do Inmetro se revezarão nos testes realizados pela unidade móvel. A partir dos dados coletados em campo, poderão ser adotadas medidas para melhorar a recepção dos sinais nas cidades onde forem constatadas deficiências. O Inmetro atuará, nesta primeira fase, em parceria com o Ministério das Telecomunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A estrutura do laboratório conta com três analisadores de espectro de sinal, um mastro telescópico de 13 metros, equipamento de TV de alta definição, aparelho de drive test, gerador e ar condicionado.



Pesquisadores e Diretores do Inmetro na solenidade de entrega do laboratório


O evento contou também com a presença do diretor Administrativo da Faurgs, Aristeu Jorge dos Santos, do diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, Humberto Brandi, e de outros diretores do Instituto.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY