Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

3/8/2009   
.: Educação a distância: Painel Setorial debate o tema do Inmetro em Xerém :.

O encontro reuniu aproximadamente 200 pessoas entre especialistas, servidores do Inmetro e convidados. O painel foi aberto pelo presidente João Jornada, que reforçou a importância de o Inmetro trocar experiência com os profissionais do setor para difundir conceitos de metrologia.


O Painel foi aberto pelo presidente do Inmetro, João Jornada

"O entrosamento do Instituto com a comunidade é fundamental para que possamos aprimorar os processos do Inmetro de educação a distância. A idéia é usar a nosso favor todo o potencial que a tecnologia da informação nos oferece", enfatizou Jornada. O presidente disse que o conceito do modelo de ensino a distância é simples, mas precisa ser difundido para ser usado convenientemente pelos órgãos do Governo e pela iniciativa privada.


Composição da mesa de abertura do Painel: (D)Américo Bernardes, Massako Oya Masuda,
João Jornada, Luiz Augusto Caldas e Paulo Roberto Rodrigues

Um dos principais entusiastas do sistema de ensino a distancia no Inmetro, Américo Tristão Bernardes, chefe do Centro de Capacitação do Inmetro (Cicma), contou que a criação do Centro de Capacitação a Distância do Instituto aconteceu há três anos, com o intuito de capacitar agentes em metrologia legal. Hoje, está um passo a frente, oferecendo cursos em metrologia básica e avaliação da conformidade. "A importância da educação a distância fica mais evidente se levarmos em conta que vivemos num país de extensões continentais. Assim, se queremos formar muitas pessoas, essa é a modalidade mais adequada", concluiu Américo.


Palestra sobre: Concepções e Diretrizes da Educação Profissional e
Tecnológica com Luiz Augusto Caldas

A primeira palestra do evento foi concedida pelo diretor de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Luiz Augusto Caldas Pereira, sobre Concepções e Diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica. A apresentação seguinte abordou o tema Experiência do Cederj na Educação a Distância, com Massako Oya Masuda, presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). A última palestra do período da manhã foi ministrada por Carlos Longo, que falou sobre os Desafios do EAD nas Escolas de Negócio.


Experiência do Cederj na Educação a Distância, com Massako Oya Masuda

No período da tarde, foram proferidas as palestras Estratégias de EAD a Serviço da Aprendizagem na Vale; Educação a Distância: com parcerias de faz mais; e Perspectivas da Educação a Distância na Capacitação e Formação Permanente do Profissional. O evento foi encerrado pela palestra do Prof. Américo Bernardes sobre Rede Enredando Rede: Uma Nova Concepção de Formação.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY