Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

17/4/2009   
.: Uno Mille é o primeiro carro etiquetado no País :.

A cerimônia de lançamento das Etiquetas e etiquetagem dos veículos foi realizada nesta sexta-feira, 17, na sede da Fiesp em São Paulo. As etiquetas foram coladas no vidro lateral traseiro esquerdo do automóveis.


A etiqueta foi colada no vidro traseiro esquerdo do automóvel pelo presidente do Inmetro, João Jornada



A etiqueta veicular, graduada de A a E, é semelhante ao selo do Inmetro utilizado em eletrodomésticos. Ela indica o desempenho do carro em relação ao consumo de combustível, na estrada e na cidade. O selo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), coordenado pelo Inmetro, com parceria da Petrobras.

No evento, Jornada frisou a importância do programa de etiquetagem para o Brasil. “A iniciativa mostra que o País está na vanguarda, junto com outros que se comprometem com a questão ambiental, além de agregar confiança aos produtos brasileiros. O programa de etiquetagem é um fator de competitividade na indústria nacional e influenciará na eficiência dos veículos brasileiros, já que as normas adotadas aqui são alinhadas às existentes no exterior”, reforçou o presidente do Inmetro na cerimônia.


Cerimônia de apresentação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) na sede da Fiesp em SP.


O PBE Veicular permite que o consumidor tenha informações antecipadas de consumo na hora de adquirir um automóvel. A etiqueta vai informar a eficiência energética dos carros, facilitando a escolha entre modelos mais econômicos e eficientes. As classificações das etiquetas poderão variar entre A a E, sendo A a mais econômica. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária.

A certificação veicular incluiu o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia. O Brasil entrou, assim, na vanguarda deste tipo de programa na América Latina.

Cinco fabricantes de veículos, que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro (Fiat, General Motors com a marca Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen), se inscreveram no programa. Nessa fase inicial do projeto, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão suas informações de consumo e eficiência energética disponíveis para a sociedade. Destes, 24 modelos de duas categorias – compacto e sub-compacto – poderão sair das fábricas etiquetados.

A adesão dos fabricantes e importadores ao programa é anualmente renovável. Ao aderir, a montadora informou os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda. Essas informações poderão ser consultadas na etiqueta, afixada opcionalmente pelos fabricantes nos vidros dos carros a partir de hoje. Os dados também estarão disponíveis na tabela publicada nos sítios do Inmetro (
www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é uma iniciativa do Inmetro em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), instituído pelo Governo Federal. O Conpet é implementado pela Petrobras com o objetivo de desenvolver ações que promovam uma cultura antidesperdício e estimulem o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro, para fogões e aquecedores de água a gás.

O Programa também tem a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo, da Petrobras (Cenpes), e da indústria automobilística; e apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

O PBE Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. A experiência mundial mostra que programas desse tipo, voluntários ou não, induzem à fabricação de veículos mais eficientes, beneficiando o consumidor e o meio ambiente.

Além do presidente do Inmetro, estiveram presentes na cerimônia de lançamento, Alfredo Lobo, o diretor da Qualidade do Instituto; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; gerente executivo de Desenvolvimento Energético da área de Gás e Energia da Petrobras, Mozart Schmitt de Queiroz; o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Paulo Sergio Coelho Bedran; chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente, Ivo Bucaresky; diretor de desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia, Hamilton Moss de Souza; diretor titular de energia do departamento de Infra-estrutura da Fiesp, Carlos Cavalcanti; da Fenabrave, Edson Luchini; da Secretaria Estadual de Transportes de São Paulo, Alberto Branco; o diretor da Abeiva, Edson Kiyohara; e o presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea, Henry Junior.

Das montadoras, estiveram presentes José Luiz Gandini e Tino Arrigoni, respectivamente presidente e vice-presidente da Kia; além de José Alli; da Fiat estiveram presentes Antonio Sergio Mello Martins, Marcelo Moraes Andrade e Ricardo Andre Martins, representando a Volkswagen estavam o diretor de Assuntos Governamentais, Antonio Megale; Fernando Camargo Barros, João Alvarez Filho e Mauricio Ercolin. Angela Grammatico foi representando a Peugeot-Citroen.

Informações para a Imprensa:

Confira a tabela de eficiência energética - Veículos Leves 2009

CDN Comunicação Corporativa: (55 21) 3535-8320 /
www.cdn.com.br
Aline Abreu: (55 21) 3535-8328 / 8351-5458 aline.abreu@cdn.com.br
Gloria Santos: (55 21) 3535-8321 / 8863-2328 /
gloria.santos@cdn.com.br
Anna Catharina Siqueira: (55 21) 3535-8361 / 8272-5377 /
anna.catharina@cdn.com.br



Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY