Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

15/9/2006   
.: Seminário de biocombustíveis :.

O presidente do NIST, Hratch Semerjian,
o presidente do Inmetro, João Jornada,
e o diretor de Metrologia Científica e Industrial,
Humberto Brandi

O Inmetro e o Instituto de Metrologia dos Estados Unidos (NIS) realizaram nos dias 14 e 15 de setembro, no Rio de Janeiro, o seminário "Medições e Padrões para biocombustíveis – estabelecendo uma transição do petróleo como fonte de energia veicular" para discutir medições e padrões relacionados com composição do combustível e teor energético, impacto em material (partes mecânicas, tanque, bombas e tubos de combustível, dentre outros), impacto no ambiente e na saúde. Os resultados das discussões servirão de base para as ações de pesquisa de medições e de padrões metrológicos (métodos, materiais e dados de referência) executadas em conjunto pelas duas instituições.

A larga experiência brasileira no uso do álcool como combustível (etanol) será de grande utilidade para eliminar dúvidas e restrições ao uso desse combustível pela comunidade internacional.

O seminário foi definido durante o US-Brazil Science and Tecnology Ministerial Joint Committee Meeting (JCM), realizado em julho deste ano, em Washington, quando foi acordado que o Inmetro e o NIST estabelecerão um programa cooperação em metrologia e padrões para biocombustíveis.

O Brasil e os Estados Unidos iniciarão cooperação em pesquisas científicas de padrões de referência e em ciência da medição, com o objetivo de dar suporte à crescente utilização de biocombustíveis.

Participaram do evento representantes dos Ministérios de Ciência e
Tecnologia, da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior, da ABDI, UFRJ, Copersucar, UNB,
Petrobras/Cenpes, representantes estrangeiros do NIST,
consulado americano, OEA, e ASTM, além dos técnicos do Inmetro

Há décadas, combustíveis alternativos como biodiesel, etanol e metanol são produzidos e usados em pequena escala, muitas vezes misturados com combustíveis à base de petróleo.

No Brasil, o uso do etanol como combustível cresce cada vez mais; cerca de 70% dos automóveis produzidos este ano no país serão capazes de utilizar 100% de etanol, ou uma mistura de 75% de gasolina com 25% de etanol. Já os Estados Unidos anunciaram, há pouco tempo, a meta de substituir 30% da quantidade de combustível consumida em 2004 por biocombustível até 2030. E, ainda, o presidente George Bush lançou o programa Advanced Energy Initiative, com um plano para ajudar os EUA a diminuir sua dependência de combustíveis fósseis, expandindo o desenvolvimento de fontes de energias alternativas.

Acordo Brasil e Estados Unidos

Durante a primeira reunião de mecanismo de Consultas Informais entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o departamento de Comércio dos Estados Unidos, realizada em junho deste ano, no Rio de Janeiro, com a participação do ministro Luiz Fernando Furlan, e o secretário de comércio americano, Carlos Gutierrez, para aprofundar os vínculos comerciais e de investimento entre os dois países, foram criados quatro grupos de trabalho.

O grupo Diálogo Comercial sobre Padrões, sob a responsabilidade do presidente do Inmetro João Jornada, e do vice-presidente do NIST, Hratch Semerjian, tem o objetivo de desenvolver ações efetivas de superação de barreiras técnicas e de promover cooperação técnica em áreas de interesse dos dois países, dentre elas, metrologia, regulamentação técnica, normalização, avaliação da qualidade e avaliação dos impa ctos econômicos de barreiras técnicas ao comércio. O seminário é a primeira ação desse acordo.

Veja aqui palestras do Seminário


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY