.: Inmetro promove Escola de Fabricação e Caracterização de Nanomateriais e Nanodispositivos, em Xerém :.

O Inmetro realizou, no período de 18 a 22 de fevereiro de 2019, a nona edição da “Escola de Fabricação e Caracterização de Nanomateriais e Nanodispositivos”, que tem cada vez mais ganhado tradição entre a comunidade científica e empresas da área de nanotecnologia e nanociência no Brasil. Nesta edição, foram 180 participantes de diversas regiões do Brasil. A escola foi organizada pelo Inmetro em parceria com a UFRJ-Campus Duque de Caxias.

A pesquisadora da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat), Joyce Araújo, ministrou curso sobre XPS

O objetivo da escola foi apresentar conceitos teóricos e práticos sobre técnicas avançadas de preparação e caracterização de nanomateriais e nanodispositivos. O público incluiu alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e engenheiros, que puderam aprofundar seus conhecimentos em nanotecnologia e técnicas avançadas de preparação e caracterização de nanomateriais, bem como obter uma noção ampla de quais técnicas de análise poderiam ser utilizadas para estudar determinado material ou dispositivo. Uma comparação entre diversas técnicas de caracterização foi abordada durante o curso, visando ampliar o espectro de atuação dos futuros profissionais da área de nanotecnologia.

O evento reuniu 180 participantes de diversas regiões do Brasil

A realização de eventos neste formato permite que o Inmetro possa atuar como ente disseminador de conhecimento, consolidando seu papel de excelência em pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em áreas de alta sofisticação tecnológica como é o caso da nanotecnologia e nanometrologia.