.: Pesquisadores da Dimav têm projetos aprovados em edital da FAPERJ :.

Os pesquisadores Celso Sant’Anna, Ana Gadelha e Emile Barrias, todos do Laboratório de Microscopia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav/Lamav), foram contemplados no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) – “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro”. O foco da pesquisa será o estudo de novos quimioterápicos para doenças negligenciadas, como a doença de Chagas e a giardíase.

Os pesquisadores do Lamav objetivam impactar a saúde pública do Rio de Janeiro e de todo o País, padronizando métodos, com a determinação de incertezas de medição, que ajudará na seleção dos melhores compostos, assim como na elaboração de novas políticas regulatórias.

“A busca de novos alvos terapêuticos dos microrganismos causadores é de fundamental importância para o desenvolvimento de compostos mais eficazes e menos tóxicos para o tratamento, mas são doenças que atraem pouco recurso das grandes indústrias farmacêuticas”, explicou Celso Sant´Anna.

As doenças negligenciadas prevalecem em condições de pobreza e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atingem mais de um bilhão de pessoas. Para combatê-las, o teste e desenvolvimento de novos compostos quimioterápicos são essenciais e, para isso, é necessária a identificação precisa de aspectos toxicológicos, a diminuição dos custos dos ensaios, o aumento da eficiência do desenvolvimento de drogas e controles regulatórios para a comercialização destes produtos.