.: Servidor da Dimci é nomeado membro da Agência Mundial Antidopagem :.

O servidor da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimci/Dimqt), Bruno Garrido, foi nomeado membro do grupo de especialistas de laboratórios da WADA (World Anti-Doping Agency), em português “Agência Mundial Antidopagem - AMA”. O grupo de especialistas exerce o gerenciamento da acreditação e reacreditação dos laboratórios e também é responsável por fazer a manutenção da norma de base para o controle de dopagem e dos documentos técnicos associados e a revisão de questões técnicas relativas ao desempenho de laboratórios acreditados.

Para serem nomeados, os pesquisadores de diversos países são avaliados pela experiência e conhecimento individual. Atualmente, Bruno é o único membro latino-americano do grupo (a lista completa de membros está disponível no site da WADA). Todos os nomeados são indicados para o período de um ano, que vai até 31 de dezembro de 2019. “Essa nomeação demonstra o nível de excelência do corpo técnico de pesquisadores do Inmetro e seu reconhecimento internacional em várias áreas, especificamente na área de toxicologia analítica”, analisa Bruno Garrido.

A WADA é uma agência internacional independente que promove a pesquisa científica, a educação, o desenvolvimento de capacidades de controle de dopagem e o monitoramento do código mundial antidopagem, que é o documento que harmoniza as práticas de controle ao redor do mundo. A agência também é responsável pela acreditação de laboratórios para a realização de análises de controle de dopagem em altos padrões. Há apenas 31 laboratórios acreditados em todo o mundo atualmente, sendo um deles no Brasil: o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).