.: Inmetro participa de eventos sobre metrologia, qualidade e segurança energética :.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, diretores e outros representantes da instituição participaram, na última semana, de diferentes eventos relacionados direta e indiretamente à metrologia.

Nos dias 6 e 7 de novembro aconteceu o Congresso da Qualidade em Metrologia – Enqualab 2018, promovido pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp). O presidente do Inmetro participou da mesa de abertura do evento e o diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Humberto Brandi, proferiu a palestra magna sobre as novas definições das unidades do Sistema Internacional (SI).

O diretor de Metrologia Legal, Clodoaldo José Ferreira, foi o moderador de uma mesa redonda sobre a visão das empresas acerca da metrologia legal, e o diretor de Avaliação da Conformidade, Luiz Antonio Lourenço Marques, participou da discussão sobre controle no mercado de produtos com certificação compulsória. O coordenador-geral de Acreditação, Marcos Aurélio de Oliveira, e o chefe da Divisão de Cooperação Técnica Internacional (Caint/Dicoi), José Joaquim Vinge, participaram do painel sobre Inovação da Metrologia. Outros representantes do Inmetro participaram de diversos painéis e mesas redondas nos dois dias de evento.

Mesa redonda sobre a visão das empresas acerca da metrologia legal

No dia 8 de novembro, o diretor Clodoaldo José Ferreira participou da 8ª edição do Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira e 14º Brazil Energy and Power, que aconteceu no Centro Cultural FGV, no Rio de Janeiro.

Ferreira foi um dos palestrantes do painel “Oportunidades e desafios para o desenvolvimento da Smart Grid no Brasil”, junto com representantes da Aneel, da Enel e da Siemens. O diretor do Inmetro falou sobre aprovação de modelo de medidores de energia elétrica de 4ª geração e sobre o ambiente de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes, projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a ABDI.

O diretor de Metrologia Legal, Clodoaldo José Ferreira, participou do painel “Oportunidades e desafios para o desenvolvimento da Smart Grid no Brasil”

O Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira é realizado pela FGV Energia e pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio). Além do desenvolvimento da Smart Grid, foram discutidos o papel do gás natural na matriz energética brasileira; oportunidades de negócio no setor de gás natural no Brasil; política de preços, competitividade no refino e impactos socioeconômicos; revisão das regras de integração da geração distribuída em 2019; e revisão do modelo de contratação (lastro de energia, leilões regionais e outros).