.: Diretor Administrativo Rogério Moletta recebe auditores do Inmetro que renovam Certificado de Acreditação do Laboratório de Curitiba :.

O diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), Rogério Moletta Nascimento, recebeu, no dia 18 de outubro, em Curitiba, os auditores do Inmetro, Marcos Lopes Guerreiro e Victor Loayza Mendoza, que, mais uma vez, entregaram o Certificado de Acreditação do Laboratório de Curitiba –Lacut.

Rogério Nascimento comentou que há 21 anos participou desse procedimento de acreditação do laboratório do Ipem-PR e hoje está presente novamente nessa manutenção. “É com grande alegria que participo mais uma vez desse processo”, disse o diretor Administrativo e Financeiro. O gerente de Calibração e Ensaios do Ipem-PR, Carlos Alexandre Brero de Campos, e sua equipe participaram da conversa.

Os auditores fazem parte da equipe da Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), e, posteriormente, deverão realizar o mesmo trabalho no Laboratório de Maringá – Lamar. Essa auditoria acontece a cada dois anos para a manutenção da acreditação dos laboratórios do Instituto, o órgão delegado do Inmetro no Paraná.

Segundo o gerente Carlos Alexandre Brero, os Laboratórios de Massa do Ipem-PR passaram por remodelação e revitalização do sistema de gestão, decentralizando e valorizando a experiência de cada chefe de laboratório e de sua equipe, buscando garantir a qualidade.

“Ganhamos agilidade nos processos por meio de pequenas modificações nos documentos técnicos, com a autorização dos chefes de cada Laboratório. Dessa forma, o Laboratório de Massa de Curitiba permanece acreditado pelo Inmetro. Essa conquista é de toda nossa equipe, a quem agradeço pelo empenho e comprometimento”, disse.

O Certificado de Acreditação dos Laboratórios representa um atestado de competência para realizar uma atividade específica. Alguns requisitos são essenciais para essa certificação, como a estrutura do laboratório, equipamentos, qualificação da equipe, procedimentos adotados e se o sistema de gestão está devidamente implementado e aceito pela equipe.